Alunos da Rede de Ensino aprendem como funciona uma empresa

Da teoria à prática, alunos montaram até um carro com produtos reciclados

Teve início nos dias 04 e 05 de setembro a programação do PROJETO STEM, sem fins lucrativos, elaborado pela Cooper Standard, um dos principais fornecedores mundiais de sistemas e componentes para a indústria automotiva, contemplando alunos do 5º ano da EMEF Professor Dirney José Rossi . O objetivo é desenvolver uma atividade educativa para inspirar e estimular os alunos sobre as carreiras STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) dentro da indústria.

As atividades foram iniciadas com palestras e dinâmicas, desde a revolução industrial, história da indústria, como é o funcionamento dentro da empresa, setores que a foram e quais profissionais trabalham nela. Além disso, os representantes da empresa enfatizaram aos alunos que “tudo o que temos em nossas casas vêm da indústria”.

Como atividade prática propuseram aos alunos que em grupos de 10 confeccionassem um carro, mas com a proposta de que cada grupo tivesse que solicitar material de outros grupos para essa confecção, mostrando aos alunos a interligação das industrias, negociação, compra de matéria prima e peças diversas que são necessárias para a fabricação de determinados produtos.

Os alunos se envolveram na atividade e terminaram a oficina motivados em partilhar com os amigos e familiares o que aprenderam. Dando continuidade à programação, aconteceu na terça-feira, dia 12, visita à fábrica e ao Teatro com os alunos. No 24 de outubro acontece a Culminância – Feira de Ciências.