, , ,

Crianças e adultos se divertiram no encerramento da Semana do Brincar

As secretarias municipais de Educação, Cultura, Assistência Social e Saúde, comemoraram no último sábado, dia 27, o encerramento da Semana Mundial do Brincar, realizada de 22 a 28 de Maio, que teve como objetivo contribuir para o aumento da sensibilização e da consciência sobre a importância do brincar e o respeito que deve-se ter por esta ação, além de voltar o olhar para à infância.

 

 

 

 

 

 

 

De acordo com os organizadores esta semana é importante, pois é uma mobilização que reuniu diferentes personagens, como pais, educadores, médicos, instituições privadas, representantes de instituições governamentais, entre outros, para realizarem, juntos, um conjunto de ações ressaltando a importância do Brincar na sociedade.

Para a coordenadora geral da Secretaria de Educação de Jarinu, Maria Teresa de Godoi, “precisamos voltar o olhar para a infância, prestar atenção no que eles estão fazendo. Dessa maneira conseguiremos garantir um futuro promissor, com respeito ao tempo das crianças”. Ainda de acordo com a Coordenadora “as famílias não tem mais tempo para seus filhos, que ficam em jogos eletrônicos, vídeos, celulares, coisas que tiram sua atenção. É preciso mudar isso”.

Chamamos de tempo de qualidade aquele que os adultos passam com as crianças, quando eles estão presentes com atenção e com amorosidade. Trata-se da presença atenta à intermediação, quando necessária, quando solicitada. Nada mais.

Cuidados como estes e outros, como respeitar os momentos das brincadeiras livres, onde podem correr e se movimentar, fazem parte da necessidade das crianças para que possam desenvolver-se plenamente, de forma sadia, física e emocionalmente.