,

Dançando para vida reuniu dezenas de pessoas na Praça da Matriz

Em parceria com a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social realizou nesta quarta-feira, dia 16, na Praça da Matriz, o projeto Dançando para vida, com o tema “Dança Rosa”, em comemoração ao Outubro Rosa, mês de conscientização contra o câncer de mama. Na ocasião o evento contou com a presença da Prefeita Eliane Lorencini e da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria de Fátima de Moura Lorencini.

Eliane Lorencini, prefeita, aproveitou o momento para agradecer a participação das mulheres e alertou que os homens também precisam se prevenir. “Hoje o homem também esta sujeito a ter, mesmo que numa parcela bem menor, um diagnóstico positivo para o câncer de mama, por isso é necessário à prevenção”, lembrou.

Sob a direção da professora Zuleika Oliveira as mulheres e os homens que compareceram dançaram nove músicas e, depois, se abraçaram e tiveram oportunidade de trocar informações. No final houve distribuição de panfletos e abanadores com explicações de como se prevenir.

O que é o Outubro Rosa?

O Outubro Rosa é comemorado todos os anos no mundo inteiro. O nome da campanha refere-se à cor rosa do laço que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama estimulando a participação da população e das unidades de saúde no combate à doença.

Como é possível descobrir a doença cedo?

Por meio da realização de alguns exames, principalmente do exame clínico das mamas e da mamografia. Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve realizar o exame clínico das mamas e mamografia anualmente. Além disso, toda mulher entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia mesmo que não tenha sintomas. O risco de câncer de mama aumenta com a idade e o diagnóstico precoce aumenta a chance de cura do câncer de mama.

O que é o exame clínico das mamas?

É o exame em que o médico ou enfermeiro observa e apalpa as mamas de sua paciente na busca de nódulos ou outras alterações.

Segundo o Instituto do Câncer, em 2018 há estimativa de 59.700 novos casos. Já o número de mortes, em 2013, foi de 14.388 sendo 181 homens e 14.206 mulheres.

O Câncer de Mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce