, ,

Jarinu retoma imunização contra Febre Amarela

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica retomou, desde a última segunda-feira, dia 09 de outubro, a vacinação contra Febre Amarela, para todos, mas principalmente para os moradores de área urbana, sendo que em Maio já ocorreu a vacinação para quem mora na área rural.

De acordo com Antenor Gomes Gonçalves, secretário de Saúde de Jarinu, devido aos casos positivos de Febre Amarela em Primatas Não Humanos (PHN), na região “devemos ampliar a vacinação a toda população para evitar que casos sejam confirmados em Jarinu”. O Secretário destacou, também, que “não há casos de Febre Amarela no município, apenas na região. O que temos que fazer é nos prevenir”.

QUEM PODE VACINAR?

Todas as pessoas que não receberam a vacinação deverão procurar a Unidade de Saúde mais próxima de casa. A vacina é recomendada a partir de 9 meses de idade; pessoas com mais de 60 anos precisam de uma avaliação antes de receber a vacina contra febre amarela. A vacinação é contra indicada em gestantes, mães amamentando crianças até 6 meses de idade, reação alérgica grave a ovo, doenças prévias (comorbidades) e em tratamentos específicos.

LOCAIS DE VACINAÇÃO

A população deverá procurar a sala de vacinas mais próxima de sua residência para fazer o agendamento da vacinação, levar carteira de vacina e caso não possua, levar um documento de identificação.

A vacina contra Febre Amarela está disponível nas ESF dos bairros Maracanã, Nova Trieste, Campo Largo, USF Primavera e Ambulatório Central (Antiga UMS) de segunda a sexta-feira.

CAMPANHA CONTRA FEBRE AMARELA

A Secretaria de Saúde, juntamente com a equipe de Vigilância Epidemiológica estão vacinando nos dias 21 de outubro e 11 de novembro, sábados, nas salas de vacinação do Ambulatório Central (antiga UMS), que ficará aberto das 08h às 17h00, para vacinas contra Febre Amarela