,

Prefeitura informa que 10% dos pacientes agendados não comparecem às consultas

Foram 9.162 consultas, nos quatro primeiros meses e meio, e 1.127 consultas perdidas.

A Secretaria Municipal de Saúde de Jarinu divulgou os números de consultas especializadas, realizadas pelo Ambulatório Médico de Especialidades, durante os meses de Janeiro a primeira quinzena de Maio. De acordo com o relatório foram realizados 9.162 atendimentos, dos quais 1.127 pacientes não compareceram e não avisaram. O fato não é desistir, é não avisar para ceder lugar a outro paciente.

“Sempre que precisam agendar uma consulta os pacientes precisam se dirigir até o Ambulatório de Especialidades, antiga Unidade Mista de Saúde, para fazer o agendamento e saírem com a guia. Caso o médico não possa atender no dia agendado a equipe liga para o paciente agendando a data da reposição, quando é ao contrário o paciente falta e não avisa. Isso prejudica o atendimento”, destacou Antenor Gonçalves, secretário de Saúde.

Prefeita analisou números e disse que é preciso ter consciência e pensar no próximo, caso se ausente da consulta

O Ambulatório de Jarinu atende 16 especialidades. Para citar como exemplo de Janeiro a 15 de Maio foram realizadas 799 consultas ginecológicas, sendo 178 não comparecimentos, ou seja 22,27% de atendimento prejudicado. Outro número elevado esta para a consulta com Clínico, quando os números indicam 266 ausências para 1824 comparecimentos, um montante de 14,58%.

A Prefeita Eliane Lorencini destaca que as Secretaria de Saúde fará uma campanha junto com a equipe do Programa Saúde da Família, nos bairros e região central, com o objetivo de conscientizar os usuários do SUS. “Os números apresentados são importantes para termos consciência de que estamos deixando de atender quem realmente precisa. Não questionamos o motivo das faltas, mas avisar é preciso, para não prejudicar o próximo”.

Os telefones para cancelamento das consultas agendadas, por qualquer motivo é (11) 4016-8100 (recepção do Ambulatório), (11) 4016-1133 – ESF Maracanã; (11) 4017-5239 – ESF Campo Largo; (11) 4016-1211 – ESF Nova Trieste; (11) 4016-3081 ESF Vila Primavera. O paciente também pode comparecer – pessoalmente ou através de um responsável legal, para efetuar o cancelamento nas Unidades.