,

Prefeitura inicia vacinação de cães e gatos dia 19 de agosto

Equipe da Vigilância se dividirá em seis equipes nos dias 19 e 26 de agosto.

A equipe da Vigilância e Saúde de Jarinu vai iniciar no próximo sábado, dia 19 de agosto, a vacinação Antirrábica obrigatória para cães e gatos, e prossegue no dia 26, quarto sábado do mês, em outros pontos da cidade.

A meta de vacinação para esse ano é de que 6000 animais sejam vacinados entre a zona urbana e rural do município. A vacinação será feita em pontos estratégicos para que nenhum morador deixe de levar seu animal de estimação no dia indicado.

O calendário de vacinação estará disponível no site (www.jarinu.sp.gov.br) e nas redes sociais da Prefeitura. Além disso, panfletos e folders com dias e horários também estão sendo distribuídos pela Equipe de Vigilância. Mais informações (11) 4016-5917

O QUE É?

A raiva é uma zoonose causada por vírus, que é transmitida ao homem por animais mamíferos. É uma doença mortal para os animais e seres humanos. No Brasil, a raiva humana ainda faz vítimas, representando um sério problema de saúde pública. No Estado de São Paulo, todos os anos, cerca de 50 a 60 mil pessoas são atacadas por animais. A transmissão da raiva acontece quando um animal infectado deposita o vírus existente em sua saliva em ferimentos e mucosas de pessoas, através de mordidas, arranhões ou lambidas.

SINAIS INDICATIVOS DA RAIVA ANIMAL

Mudança de comportamento, tornam-se agressivos, mordem pessoas e objetos, ou ficam tristes, procurando lugares escuros. Ficam de boca aberta, com baba.

O QUE FAZER QUANDO AGREDIDO POR ANIMAL

Lavar imediatamente o ferimento com água e sabão, e procurar com urgência o Serviço de Saúde mais próximo. Não matar o animal, e sim, deixá-lo em observação durante 10 dias, recebendo água e alimentação normalmente (mesmo se ele for vacinado), para que se possa identificar qualquer sinal indicativo de raiva. O animal deverá ficar em local seguro, para que não possa fugir ou atacar outras pessoas e animais.