, , , ,

Prefeitura promove Roda Aberta de Danças Circulares

DATA: 28/05/2017

Local: Praça da Matriz

No próximo domingo, 28, a partir das 09h00, na Praça da Matriz, acontecerá a Roda Aberta de Danças Circulares. Não é preciso saber dançar! Só chegar e participar!

As Danças Circulares são uma expressão artística que sempre esteve presente na história da humanidade (nascimento, casamento, plantio, colheita, chegada das chuvas, primavera, morte) e refletiam a necessidade de comunhão, celebração e união entre as pessoas. Foi Bernhard Wosien (1908-1986), bailarino clássico, coreógrafo, pedagogo e pintor que, nas décadas de 50/60, percorreu o mundo recolhendo e resgatando as danças de diferentes povos. Em 1976, visitou a Comunidade de Findhorn, no norte da Escócia e, a pedido de Peter
Caddy, um dos seus fundadores, ensinou pela primeira vez, uma coletânea de danças folclóricas para os residentes.

“De 1976 em diante, centenas de danças foram incorporadas a repertório inicial e o movimento passou a se chamar Danças Circulares Sagradas. E, desde então, esse movimento se espalhou pelo mundo. A Dança Circular se chama e se torna sagrada pelo fato de permitir que os participantes entrem em contato com a essência, com seu eu superior, com a centelha divina que existe dentro de cada um de nós” (Wikipedia)

A Dança Circular estimula o indivíduo a tomar consciência de seu corpo físico, acalmar  o emocional, trabalhar sua concentração e memória. Estimula o autoconhecimento, a cooperação, resgata a afetividade, possibilita uma melhor assimilação, compreensão e respeito diante da adversidade.