, ,

Prefeitura e Primeiríssima Infância realizam 9ª Semana do Bebê

Semana do bebê

A Prefeitura de Jarinu, através das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, promoverá, a partir da segunda, dia 03 de agosto, a 9ª Semana do Bebê, proposto pelo programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, que acontece anualmente e promove diversas atividades para o desenvolvimento infantil de crianças de 0 a 3 anos de idade. O município de Jarinu aderiu ao programa em 2012 e desde então realiza ações em conjunto com outras secretarias que contribuem para o desenvolvimento infantil.

Este ano a Semana do Bebê acontece entre os dias 3 a 8 de agosto e tem como tema “O desenvolvimento infantil frente à pandemia”.

Haverá atividades lúdicas com contação de histórias, brincadeiras e musicalização, vídeos informativos feitos por professores, psicólogos, médico, agentes de saúde, e todos profissionais do próprio município, voltados para o desenvolvimento infantil, auxiliando pais e responsáveis nesse processo.

Devido à pandemia e a necessidade do isolamento social, as atividades propostas pelo programa serão publicadas nas redes sociais da Prefeitura (facebook/prefeituradejarinu), das escolas municipais e no site da Secretaria de Educação (https://sites.google.com/view/somostodoseducadoresjarinu)

O que é o Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância?

É um programa idealizado pelo governo do Estado, tendo como objetivo contribuir de forma integral para o desenvolvimento infantil de crianças de 0 a 3 anos de idade, por meio de atividades lúdicas, palestras e eventos, que possam auxiliar os pais nesse processo. As ações são realizadas de forma intersetorial, entre as Secretarias da Saúde, Educação e Assistência Social. A Semana do Bebê, como ficou conhecida, acontecem todos os anos na primeira semana de agosto.

A primeira infância é o período que compreende desde a gestação até os seis primeiros seis anos de vida da criança. É uma etapa muito importante para o desenvolvimento infantil, as experiências vividas nesta etapa podem ser levadas por toda a vida da criança.

Durante a primeira infância, a criança passa por processos de desenvolvimentos importantes, como o crescimento físico, o amadurecimento do cérebro, a aquisição dos movimentos, o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem e a iniciação social e afetiva.

As atividades estimuladas nessa etapa possibilitam que a criança cresça saudável, facilitam no processo de aprendizagem e possam se tornar adultos mais equilibrados, produtivos e realizados.

Toda programação você pode conferir acessando o site da Prefeitura ou ligue para (11) 4016-0200 com o Departamento da Primeiríssima Infância, fale com Maria Teresa.

Colaborou – Jeriel Rodrigues – Estagiário

Supervisão: AssCom-PMJ