Quando acionar a Defesa Civil.

Em emergências, ligue para o 199.

A Defesa Civil pode, e deve ser chamada, ou informada, sempre que puder evitar, e minimizar as possibilidades ou consequências de ocorrência de acidentes ou desastres, naturais, tecnológicos, em situações repentinas ou não rotineiras, geralmente de emergência, tais como:
– Alagamentos
– Inundações
– Queda de árvores
– incêndio e explosões
– Deslizamentos
– Rupturas ou colapsos em vias públicas
– Ruptura ou vazamento em dutos, galerias e reservatórios.
– Sinais de riscos em geral
– Fenômenos, eventos estranhos e suspeitos quanto a riscos.
– Lesões estruturais

Em emergências, ligue 199 ou 4016-2035 (8h às 17h) após (11) 94536-9360, se possível já sabendo o endereço da ocorrência.

De maneira geral não fazem parte dos atendimentos de emergência e usuais da Defesa Civil situações, eventos, necessidades, tais como: retirada de árvores, denuncia relacionada a queimadas, insalubridade (esgoto, umidade, ratos, etc); solicitação de poda preventiva, solicitação de obras, serviços, reparos usuais, reclamações (lixo, entulho, etc); fiscalização de obras particulares, vazamento comuns de água ou esgoto, captura ou remoção de animais (apenas os que possam trazer risco, exemplo, serpentes), conflito de vizinhança, entre outros similares.

A Defesa Civil agradece, e esta sempre a disposição.