12ª Conferência Municipal de Assistência Social discutiu Direitos do Povo

O Conselho Municipal de Assistência Social de Jarinu, em parceria com a Prefeitura de Jarinu e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, realizou na manhã da sexta-feira, dia 27, a XII Conferência Municipal de Assistência Social.

A Conferência teve como tema principal “Assistência Social: Direitos do Povo com financiamento público e participação social”, com o objetivo de propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único da Assistência Social, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado.

Para secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Jarinu, Fabiana Garutti, a participação da comunidade ajuda a melhorar cada vez mais os serviços prestados a população. “Com a participação da população as melhorias acontecem. Nós temos alguns projetos, mas a população precisa participar, se engajar e nos ajudar”, disse.

Eliane Lorencini, prefeita de Jarinu, também marcou presença e destacou a importância da presença da gestão nas conferências. “Estamos sempre presentes. O Executivo esta de portas abertas para ouvir a população e, nessas Conferências, em que todos podem participar, a comunicação melhora cada vez mais. Estão todos de parabéns”, frisou.

Durante a manhã da sexta-feira o Conselho, juntamente com o público presente, discutiu três eixos, sendo o Eixo I – Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado; Eixo II – Financiamento do SUAS – Sistema Único de Assistência Social, e Eixo III – Democracia e Controle Social no SUAS.

Após a Conferência houve votação do colegiado que representará o município na fase Regional e, depois, Estadual.