,

 “Adote uma Praça”: prefeita regulamenta lei para empresas cuidarem de áreas públicas em Jarinu

Agora os espaços públicos de Jarinu poderão ser cuidados em parceria entre a Prefeitura e pessoas jurídicas, a partir da regulamentação da lei “Adote uma Praça”, assinada em 24 de março pela prefeita Débora Prado.

O objetivo é estabelecer parcerias entre o poder público e entes privados para a manutenção, organização e benfeitorias de espaços públicos como praças, parques, áreas verdes, jardins, rotatórias e canteiros centrais, monumentos ou espaços esportivos.

A prefeita de Jarinu, Débora Prado, determinou o cumprimento da lei criada por ela própria enquanto vereadora, em 2010, mas que não vinha sendo colocada em prática.

“É mais uma forma de cuidarmos da nossa cidade, com toda a supervisão para padronização e estética. Bom para as empresas que podem fazer ações de responsabilidade social e para a população que vai usufruir de espaços públicos bem cuidados com economia de dinheiro público”, ressalta Débora.

Além de qualificar e embelezar os espaços, a iniciativa também permite o desenvolvimento de ações urbanas comunitárias e promove o chamado “senso de pertencimento” da população.

Publicidade

As empresas parceiras receberão um certificado de cooperação com o programa “Adote uma Praça” e poderão instalar placas com mensagens indicativas “Minha Empresa Cuida desta área”, com informações sobre a empresa cooperadora de forma padronizada.

“Vai ser de grande valia para que possamos manter áreas públicas bem cuidadas e, ao mesmo tempo, coloquemos energia no nosso cronograma de trabalho em outras frentes”, avalia a secretária de Serviços Públicos, Carla Gerez.

Os termos de cooperação serão celebrados nas modalidades:

  • Responsabilidade por manutenção (obras de reparo, aquisição de materiais e prestação de serviços de mão de obra para a conservação e manutenção).
  • Responsabilidade por implantação e substituição de mobiliário urbano
  • Responsabilidade por projeto com ações culturais, sociais, tecnológicas, esportivas e ambientais
  • Responsabilidade total, com execução das modalidades anteriores em conjunto

Veja aqui como sua empresa pode participar: http://jarinu.sp.gov.br/decreto-no-3134-21/

Os convênios têm validade de 12 meses e podem ser renovados.

Todas as dúvidas podem ser tratadas por meio do telefone 4016-1434, da secretaria de Serviços Públicos.