Alunos da rede Municipal de Ensino recebem alimentos da Agricultura Familiar

Mais do que receber produtos frescos é poder proporcionar aos alunos aquilo que a maioria de suas famílias plantam. E quem cuida disso, em Jarinu, é a Associação da Agricultura Familiar e a Associação dos Agricultores Familiares.

A prefeitura faz o contrato com as Associações para aquisição dos gêneros alimentícios da agricultura familiar de acordo com o Programa Nacional de Alimentação Escolar/PNAE, garantindo que toda a parte de hortifrúti, que as famílias dos alunos da Rede Municipal de Ensino recebem por meio do kit Merenda Escolar, venha dessas Associações.

Prestes há completar dois anos em novembro, a Associação da Agricultura Familiar de Jarinu- AAFJ é composta por nove produtores familiares, do município, que juntos produzem diversos tipos de alimentos incluindo frutas, verduras e legumes.

Alexandro Aparecido da Silva, presidente da AAFJ afirma que a agricultura familiar uni os pequenos produtores, “pois proporciona mais organização, além de levar para merenda escolar de Jarinu e região aquilo que se produz na cidade”.

A secretária Adriana de Campos Tofanin também reforça a importância da Associação “aqui um ajuda o outro, todo o trabalho é feito em conjunto”.

José Carlos da Silva, tesoureiro, ainda complementa, “uma vantagem de ser associado é que trabalhamos com contratos, aquilo que produzimos já é vendido e com um preço fixo, não havendo variação no valor dos produtos”.

As propriedades de todos os associados estão abertas para aqueles que queiram fazer uma visita, conhecer as plantações e poder adquirir um produto direto do produtor. ”Essa é uma forma de dar mais visibilidade aos pequenos produtores do município, além de valorizar e mostrar a diversidade de alimentos produzidos em nossa cidade” finalizou José Carvalho, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente.

Para que os produtos produzidos pelos associados possam chegar à mesa das famílias beneficiadas pela Merenda Escolar é necessário um processo bem pensado de logística.  Após a colheita, os produtos são recolhidos e levados até a propriedade de um dos associados, onde há uma cozinha industrial, e é neste local que todo o processo de limpeza, higienização e embalagem dos alimentos é realizado.

Depois desse processo, são novamente recolhidos e levados até o setor de Merenda Escolar, para separação e distribuição às unidades escolares responsáveis pela entrega dos kits para as famílias dos alunos que frequentam as escolas da Rede Municipal de Ensino.

Confira quem são os produtores que atendem em suas propriedades

Adriana C. Tofanin – legumes, verduras, poncã e banana 11-964988675
Alexandro Ap. Silva – feijão, milho-verde, mandioca, banana, poncã, verduras e legumes 11-972263776
Bruno Tofanin – atemoia, vagem, couve-flor 11-972578088