, , ,

Ambulatório Central abrirá no sábado (21) para vacinação contra Febre Amarela

Não é necessário agendamento para quem comparecer no sábado.

A Secretaria Municipal de Saúde de Jarinu, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica e da Equipe de Vacinação, realizará neste sábado, dia 21, mais uma etapa da Campanha de vacinação contra Febre Amarela, no Ambulatório Central, das 08h às 17h. É necessário levar a carteira de vacinação e documentos pessoais. Não precisa de agendamento.

De acordo com Antenor Gomes Gonçalves, secretário de Saúde de Jarinu, devido aos casos positivos de Febre Amarela em Primatas Não Humanos (PHN), na região “devemos ampliar a vacinação a toda população para evitar que casos sejam confirmados em Jarinu”. O Secretário destacou, também, que “não há casos de Febre Amarela no município, apenas na região. O que temos que fazer é nos prevenir o quanto antes”.

Em Jarinu a prevenção vem sendo feita desde Abril quando os moradores da zona rural, a pedidos da Secretaria Estadual, através da Divisão Regional de Saúde, solicitou o acompanhamento. “Mesmo sem termos o foco da Febre Amarela já estamos vacinando. Iniciamos nossa campanha em Abril”, finalizou Antenor Gonçalves, secretário de Saúde.

QUEM PODE VACINAR?

Todas as pessoas que não receberam a vacinação deverão procurar a Unidade de Saúde mais próxima de casa. A vacina é recomendada a partir de 9 meses de idade; pessoas com mais de 60 anos precisam de uma avaliação antes de receber a vacina contra febre amarela. A vacinação é contra indicada em gestantes, mães amamentando crianças até 6 meses de idade, reação alérgica grave a ovo, doenças prévias (comorbidades) e em tratamentos específicos. Para o sábado não é necessário agendamento.

LOCAIS DE VACINAÇÃO

A população deverá procurar a sala de vacinas mais próxima de sua residência para fazer o agendamento da vacinação, levar carteira de vacina e um documento de identificação.

A vacina contra Febre Amarela está disponível nas ESF dos bairros Maracanã, Nova Trieste, Campo Largo, USF Primavera e Ambulatório Central (Antiga UMS, rua João Pessoa, 560), de segunda a sexta-feira.

CAMPANHA CONTRA FEBRE AMARELA

A Secretaria de Saúde, juntamente com a equipe de Vigilância Epidemiológica estão vacinando nos dias 21 de outubro e 11 de novembro, sábados, nas salas de vacinação do Ambulatório Central (antiga UMS), que ficará aberto das 08h às 17h00, para vacinas contra Febre Amarela.

DADOS

De Maio a Setembro foram vacinados 5149 pessoas. Somente no mês de outubro 950 doses já foram aplicadas. Ainda não foi encontrado nenhum caso de Febre Amarela em Jarinu. Os quatro macacos encontrados foram enviados para análise no Instituto Adolfo Lutz.

Desde o dia 18/10 até 31/10 o Ambulatório Central (antiga UMS) realizará à vacina de Febre Amarela em adultos sem agendamentos, sob entrega de senhas das 08h às 11h e das 13h às 15h. A vacina em crianças continuará sendo realizado na sala de vacina. Pacientes dos bairros Nova Trieste, Maracanã, Campo Largo e Vila Primavera, deverão se dirigir à UBS do bairro de referência.

Nota de esclarecimento 20/10 às 14h36 – > Nota Esclarecimento – Febre Amarela