Após dois anos sem carnaval Prefeitura quer resgatar carnaval família

Conhecido como o melhor carnaval de rua da região, o município de Jarinu pretende resgatar em 2019, após dois anos sem a folia do Momo, o carnaval do interior, voltado para família e amigos. Dessa maneira trará para a principal rua da cidade o retorno do bloco das Bruacas, a matinê para as crianças e adultos, e o desfile dos blocos carnavalescos e escola de samba.

De acordo com Eliane Lorencini, prefeita de Jarinu, que recebeu inúmeros pedidos para o retorno do carnaval, ainda não seria o momento para se pensar em folia, uma vez que a cidade passa por dificuldades econômicas, mas ficar [mais um ano] sem fazer o carnaval tiraria os créditos do município com aqueles que gostam da festa tradicional, e também com os visitantes.

“Pensamos muito, recebi os representantes dos blocos e da escola de samba que fizeram os pedidos, além de moradores e comerciantes que foram ao Gabinete me cobrando para que fizéssemos o carnaval. Não temos condições suficientes para realização de um grande evento como o carnaval, por isso – depois de muitas reuniões, e ponderando tudo, pensamos num carnaval família com um caminhão de som (trio elétrico) e toda segurança que se faz necessária com o apoio da nossa Guarda Municipal e Polícia Militar”, relatou a Prefeita.

O secretário de Cultura, Turismo e Lazer, Ney Tiara, também frisou a importância de um carnaval família, com folia e paz. “Temos a consciência que o carnaval quem faz é o folião, e por isso dependemos muito deles para que essa folia seja a mais família possível. Acreditamos, e temos certeza, que nosso carnaval já é tradicional por isso. É do interior, é de paz, traz alegria, mas depende mesmo de cada um de nós, de cada folião para que a festa seja a melhor possível”.

Ainda de acordo com a Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer entre sábado e domingo são estimados a presença de 16 mil pessoas na cidade, comparando com o último carnaval, e não será permitida a permanência na avenida de foliões que estiverem com garrafas e copos de vidros, canecas de porcelanas, objetos cortantes e contundentes, narguilé, ou qualquer objeto que prejudique a segurança e a festa dos demais foliões.

Com o retorno do carnaval, e uma leve recuperação da economia nacional, estima-se uma grande demanda de clientes para o comércio, negócios e rede de hotéis e pousadas da cidade, adegas e alambiques, além das casas de veraneio, pois o feriado do Momo permanece sendo um período de extrema importância para quem – nessa época – busca o aumento da renda.

“O carnaval tem o lado positivo. Pode não ser bom para algumas pessoas que não gostam, mas para quem confecciona camisetas, quem faz as fantasias das escolas e blocos, quem tem comércio, restaurantes, farmácias, sabe que precisa – muitas vezes – desse período para levantar as vendas e melhorar a renda familiar. Esperamos que traga bons frutos para nossos comerciantes”, finalizou a Prefeita.

PROGRAMAÇÃO CARNAVAL 2019

Local: Rua Independência e Praça da Matriz

02/03 – sábado – 20h30 às 02h – Bloco das Bruacas

03/03 – domingo – das 15h às 18h – Matinê para crianças e adultos

04/03 – segunda-feira- 20h30 às 02h00 – Blocos XV de Kartorze, Bella Bari e GRES Guardiões do Rei