Banda Filarmônica 17 de Abril completa 19 anos de fundação com apresentação aberta ao público

A Banda Filarmônica 17 de Abril completou 19 anos de fundação com apresentação na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na Praça da Matriz, acompanhada do coral Canto e Riso, do Grupo Folklorístico Stella Bianca, no domingo, dia 09. O concerto ocorreu dentro da Paróquia para melhor acomodar o público, porém foi aberta a todos e gratuita.

A primeira apresentação da Banda aconteceu em 09 de Janeiro de 2000, no coreto da Praça da Matriz, na época, coordenada pelo maestro Lauro Bêgo, depois disso, não pararam mais, mostrando diversos repertórios em cerimônias religiosas, aniversário de cidades e cerimoniais políticos.

Para comemorar os 19 anos de atividades a Banda teve a regência do maestro Regivaldo Assaf e da maestrina Selma Contesine, além do regente do coral, Jederson Machado. A apresentação teve início com o Hino de Jarinu, depois seguiram com diversas peças, entre as famosas “White Christimas”, “Boas Festas”, “Jingle Bells”, seleção de temas famosos nordestinos, e para encerrar tocaram e cantaram a música Noite Feliz.

Presente no evento a Prefeita Eliane Lorencini parabenizou a banda pelo concerto realizado e demonstrou total apoio a entidade cultural. “Primeiro agradeço ao Pároco da Matriz, Padre Eli Antonio Dentello, por ceder o espaço, sempre apoiando a cultura do nosso município, também aproveito para dizer que a Banda é um exemplo para todos nós. Parabenizo cada integrante em nome do maestro João Antão Fernandes e me coloco, juntamente com todos da Prefeitura para ajudar no que estiver ao nosso alcance”.

A HISTÓRIA

Mantida por um convênio com a Prefeitura Municipal de Jarinu e por contribuições mensais dos sócios, a idéia de criar a banda surgiu em 1999 durante a preparação das comemorações dos 50 anos de emancipação do município, na exposição “Jarinu tem memória”. Na ocasião veio à lembrança de antigas bandas que fizeram parte do cotidiano da cidade.

Ao ouvir as histórias, o músico Sebastião Soares Ferreira, entrou em contato com seus amigos musicistas de Atibaia, Campo Limpo Paulista e Jundiaí com a idéia de formarem um grupo. A partir daí houve um empenho por parte das autoridades jarinuenses para recuperar a história do patrimônio cultural. Em 20 de julho de 1999, durante uma reunião no Departamento de Educação e Cultura foi, então, instituída por Lígia Claret Lorencini Wild, na época diretora do departamento e da banda, tendo como presidente Norival Dinardo (in memoriam) e vice Geraldo Bernucci.

Hoje os músicos se reúnem num espaço cedido pela Prefeitura Municipal, no andar superior do Centro de Convivência do Idoso e estão com projeto para – em 2019, retornarem com a escola de música. Para isso é necessário à participação da população, pois precisam de sócios que colaborem mensalmente, ajudando a manter a escolinha de música e a banda filarmônica. Se você quer ajudar, procure pelos integrantes, todas as quartas-feiras, a partir das 19h, no CCI.