Centro de Atendimento Educacional Especializado completa cinco meses atendendo mais de 150 alunos.

A Secretaria de Educação, através da Prefeitura de Jarinu, inaugurou em Abril,  ou seja há cinco meses, o Centro de Atendimento Educacional Especializado – CAEE – juntamente com o Atendimento Educacional Especializado, e agora já começa a colher os frutos do trabalho realizado pelos profissionais que integram a Rede.

Sonia Alves, coordenadora do Centro de Atendimento, e especialista em educação especial, destaca que o CAEE é um espaço voltado para as deficiências e aos transtornos de aprendizagem e comportamento. “Não é parecido com a APAE, pois nosso objetivo é voltado para o pedagógico para ajuda-lo na escolarização. Temos um carinho enorme pela APAE que também auxilia seus assistidos e agradecemos por isso”.

“O CAEE foi instituído através de uma resolução do Ministério da Educação e veio para auxiliar as escolas no atendimento as crianças com deficiência. A Lei pede que todas as crianças, com deficiência ou não, estejam matriculadas no ensino regular municipal ou estadual, e cabe ao Centro Especializado, o apoio àquelas que possuem algum transtorno ou defasagem”, destacou a Coordenadora.

Já o AEE, que é o Atendimento Educação Especializado, trabalha um conjunto de ações elaboradas que são elaboradas pelo professor especialista com o objetivo de diminuir as barreiras, trabalhando em conjunto com o professor regente da sala, alguns recursos adaptações e até mesmo adequações no currículo garantindo a acessibilidade caso necessite, fazendo com que a criança possa avançar.

Para participar das atividades do CAEE/AEE as crianças atendidas precisam de laudo emitido pelo especialista. Caso a escola faça o encaminhamento o CAEE buscará pela família do estudante para obter mais informações.

Os profissionais que trabalham no CAEE fazem parte da Secretaria de Educação sendo profissionais formados em educação especial, psicólogos, psicopedagogos e psicomotricistas que fazem o atendimento de acordo com a necessidade da criança, avaliando o quanto a parte motora responde ao cognitivo e a aprendizagem.

SERVIÇO

Centro de Atendimento Educacional Especializado – CAEE/AEE

Rua Dr. Antenor Soares Gandra, 47, próximo à Biblioteca Municipal.

Telefone (11) 4016-1410