Circuito das Frutas e SENAC trabalham por capacitação do turismo na região

Jarinu está entre as cidades associadas ao Circuito das Frutas que participa da implantação do programa de capacitação e assessoria, que visa desenvolver um destino turístico inteligente, através de analises do cenário da região com relação aos indicadores dos Sistema de Autodiagnostico DTI (Destino Turístico Inteligente) do Instituto Valenciano de Tecnologias Turísticas da cidade de Valência, na Espanha.

Estes indicadores surgem de 70 perguntas que foram adaptadas ao Brasil pelo professor do Senac Antonio Carlos Bonfato, que aplicou a pesquisa em 114 municípios paulistas, da qual também participaram municípios do circuito.

É importante ressaltar que a Prefeitura de Jarinu retomou a participação ativa no Circuito das Frutas neste primeiro semestre de 2021. Como consequência deste empenho, a vice-presidência do Consórcio “Circuito das Frutas” é da prefeita de Jarinu, Débora Prado.

O programa, desenvolvido em parceria com o Senac Jundiaí e aprovado por unanimidade pelos 10 municípios que integram a região turística, inicia em junho de 2021, com encontros remotos e programação desenvolvida em seis etapas:

  1. Governança e Inventário Turístico: atualizar dados de equipamentos, serviços e atrativos turísticos e também fortalecer os vínculos entre os municípios para enfrentar os desafios de um grande projeto.
  1. Análise da pesquisa: serão observados os indicadores da região com relação à média do estado de São Paulo.
  1. Definição de diretrizes e projetos: serão elaborados com base nas análises da pesquisa e outros dados disponibilizados na região.
  1. Plano de ação: projetando num cronograma o conjunto de ações e projetos relevantes a serem desenvolvidos pelo circuito.
  1. Captação de recursos: preparar os municípios a mobilizar recursos e realizar parcerias nacionais e internacionais para apoio ao projeto.
  1. Desenvolvimento de experiências turísticas regionais: descrever e ofertar possibilidades de experiências turísticas numa região rica em cultura e de natureza privilegiada que deverá trazer à região uma nova dinâmica econômica.