Comunicado Febre Amarela 01/2018

Com relação ao caso de Febre Amarela envolvendo a Sra Abgail Pereira dos Santos Souza, de 54 anos, a UMS- Unidade Mista de Saúde de Jarinu informa que ela esteve na UMS nos dias 07/12, 18/12 e 24/12 sem sintomatologia especifica para Febre Amarela, onde foi medicada e orientada.

No dia 27/12 às 9:38 a mesma retornou a UMS de Jarinu já com quadro de dor de cabeça, dor nos ossos, HAS – Hipertensão Arterial Sistêmica, sem febre, subictérico, relata que morreu um Primata Não Humano no sitio onde mora, sem aceitar vacinação, marido vacinado, neste dia os sintomas estavam mais presentes para febre amarela, foi solicitado vaga ao Hospital de Caridade São Vicente de Paula por suspeita de febre amarela via CROSS. .

No mesmo dia a mesma apresentou alterações laboratoriais importantes. Foi internada na Unidade Mista de Saúde de Jarinu com problemas hepáticos, sendo transferida novamente ao Hospital de Caridade São Vicente de Paula ás 7:00 do dia 28 de Dezembro de 2017.

Entretanto no dia 22 de Dezembro de 2017 a senhora Abgail fez diversos exames laboratoriais sem alterações.

Estamos aguardando o resultado do PCR que foi encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz para fechamos o caso. Cabe informar que a vacina é a única forma de prevenção da febre amarela que a mesma se recusou a tomar.