DEFESA CIVIL ALERTA PARA PERÍODO DE CHUVAS

Com a chegada das chuvas, no mês de Janeiro, a Defesa Civil de Jarinu faz um alerta para prevenir a população sobre os perigos não apenas nessa, mas em todos os períodos de chuvas, sendo essa uma das prioridades para que todos fiquem atentos sobre as mudanças climáticas.

Em Jarinu não existe casos de grandes enchentes, porém desde o início da estação chuvosa o Departamento tem alertado a população com os cuidados que devem ser observados. Todos devem fazer a limpeza da calha deixando-a livre para passagem da água, limpar as galerias, não jogar lixo e entulhos na calçada, nem nos bueiros.

Thiago Buckvieser, chefe da Defesa Civil de Jarinu, destaca que a equipe esta preparada para o desencadeamento de ações preventivas e tem acompanhado as previsões meteorológicas. “Temos contato direto com a Defesa Civil do Estado, além de acompanharmos as previsões de chuvas leves e fortes. Também aferimos – em dois pontos do município – o volume pluviométrico de chuva, isso garante nossa preparação e ação imediata”, afirmou o responsável.

Ainda de acordo com o Chefe do Departamento o município é privilegiado com relação a enchentes. “Não temos enchentes, temos alguns pontos isolados que são monitorados constantemente. Nesse aspecto posso dizer que somos privilegiados, e ressalto que o departamento trabalha 24 horas pronto ao atendimento, sendo que após às 17h, o atendimento passa a ser por celular”.

Algumas dicas

ANTES DA CHUVA

-Fique por dentro da questão meteorológica.

-nos jogue lixo ou entulho em lotes baldios, bueiros, quintais ou córregos.

-reforce muro e paredes que tenham risco de cair

-nunca deixe crianças sozinhas

-verifique instalações elétricas, desligue e desconecte aparelhos elétricos em geral.

-realize limpeza de calhas e telhado.

-Coloque os pertences em local mais alto se a moradia esteja localizada em área de risco.

-evite sair durante a chuva

-mantenha portas e janelas fechadas

-Não deixe crianças brincarem na chuva, principalmente durante os fortes temporais

-Não se arrisque em atravessar a pé ou com veículos ruas e áreas alagadas.

 

Orientações emergenciais

Defesa Civil:  (11)4016-2035/94536-9360/199

Policia militar – 190

Resgate Jarinu e SAMU – 192

Emergência Corpo de Bombeiros – 193