Defesa Civil recebe curso e alerta para período de estiagem e chuvas

A Secretaria Municipal para Assuntos de Segurança Pública, através da Defesa Civil de Jarinu faz um alerta para prevenir a população sobre os perigos na época de chuva, e uma das prioridades é para que todos fiquem atentos sobre as mudanças climáticas.

Em Jarinu não existe casos de enchentes, porém desde o início da estação chuvosa estão alertando a população.

Além disso, o Departamento alerta para os cuidados que devem ser observados. Todos devem fazer a limpeza da calha e deixar livre para passagem da água, limpar as galerias, não jogar lixo na calçada, nem nos bueiros.

Caso o morador perceba a entrada de água, deverá manter sempre a calma e procurar um local seguro onde todos possam se alojar no caso de inundação. Documentos e objetos de valor e exames médicos devem estar sempre em local protegido e embalado em saco plástico. Portas, janelas e o registro de água deverão estar fechados. Com relação aos aparelhos elétricos desconecte da corrente elétrica para evitar curtos-circuitos.

Se for necessário deixar o imóvel, a família não deve hesitar, e avisar familiares próximos ou a Defesa Civil. As pessoas devem tomar cuidado durante a enchente evitando o contato com a água, ela esta contaminada e pode provocar doenças.

Após a chuva é necessário que a população tenha cuidado: É importante verificar se a casa corre risco de desabar, observando se há rachaduras ou desnível. Já os materiais e utensílios domésticos devem ser desinfetados

Para mais informações contate a Defesa Civil diretamente pelo telefone emergência 4016-2035.

CURSO

Na última semana a equipe da Defesa Civil esteve em Paulínia para receber treinamento da Defesa Civil Estadual. “Agregar conhecimento nos ajuda muito, pois conseguimos passar para população nos momentos necessários, estando cada vez mais apto e pronto a atender a todos”, disse Thiago Buckvieser, chefe do Departamento.