Estação de Tratamento de Esgoto de Jarinu foi inaugurada no sábado (9)

Obra gerou 600 empregos diretos e indiretos e terá capacidade para tratar 70 litros/esgoto por segundo

Depois de muito empenho e cobrança da Prefeita Eliane Lorencini, o Governador Márcio França inaugurou no sábado, dia 09, durante evento em Campinas, a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE – de Jarinu. A obra teve início em Dezembro de 2012, durante cerimônia realizada no bairro Vila Nova Trieste, e faz parte do Programa de Despoluição de Bacias Hidrográficas do Estado de São Paulo (Prodes).

“Hoje é um dia importante para todos nós jarinuenses. Estávamos ansiosos para essa data. Desde que entramos no Governo, em 2017, enviamos vários documentos, e fizemos várias reuniões cobrando a inauguração, para a Sabesp e para o Governo do Estado. Essa data é uma vitória para nosso município que começa a caminhar, depois de tudo o que estamos enfrentando”, disse Eliane Lorencini.

A Nova Estação de Tratamento de Esgoto de Jarinu tem capacidade para tratar até 70 litros por segundo, isso significa que todo o efluente retornará limpo para o Ribeirão Maracanã, afluente do Rio Atibaia, depois esse rio ganha o nome de Piracicaba que, por sua vez, desagua no Tietê o mais importante rio paulista.

“Queríamos que a inauguração fosse aqui, mas depende do Governador e – como ele tinha outros compromissos em Campinas, preferiu fazer o descerramento da placa por lá. De qualquer modo agora o início das operações já pode acontecer, garantindo mais qualidade de vida e saúde para nossa gente”, enfatizou Cláudio Catroque, vice-prefeito.

Para receber a carga poluidora, gerada principalmente na região noroeste da cidade, que compreende a Vila Nova Trieste, foram construídos 9 km de tubulação entre coletores-tronco e linhas de recalque, além de equipamentos como emissário Jarinu e duas estações de bombeamento. A obra gerou 600 empregos diretos e indiretos e atenderá, de imediato, 3.500 imóveis, o equivalente a 17,5 mil pessoas.

“Agradeço ao empenho de todos. Aos nossos vereadores, ao deputado Edmir Chedid, que sempre nos acompanhou nessa jornada, ao Governo de São Paulo e a Sabesp que trabalha em parceria com a Prefeitura”, finalizou a prefeita.

Participaram da cerimônia de descerramento da placa inauguração secretários municipais de Jarinu, vereadores de Jarinu, representantes da Sabesp, além do gerente de divisão da Sabesp, Wilson Stocco, superintendente da Unidade de Negócios da Sabesp, Antonio Carlos Teixeira, diretora Presidente da Sabesp, Júlio Cesar Mendes, gerente da Sabesp Jarinu, Karla Bertocco Trindade, secretário Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Ricardo Borsari, além de outros prefeitos.