Governador João Dória convocou prefeitos para 1º Seminário de Gestão Pública

A Prefeita Eliane Lorencini, acompanhada do secretário de Administração Geral, Anderson da Cunha, participou na quarta-feira, dia 19, véspera de feriado, do 1º Seminário de Gestão Pública oferecida pelo Governo do Estado de São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo Paulista.

“Participamos ao lado de mais de 500 prefeituras do 1º Seminário. Esses eventos nos colocam no caminho com as novas diretrizes do Governo, por isso não podemos deixar de participar. Foi muito bom saber como o Governador João Dória administra, ao lado de seus secretários e o que esperam de nós administradores municipais”.

O evento contou com a participação do Governador João Dória, que fez a abertura e palestrou sobre o decálogo do bom administrador, em seguida falaram os secretários de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi; Turismo, Educação, e o secretário de Fazenda, Henrique Meirelles.

REPASSES

O Governo do Estado confirmou o repasse recorde de R$ 230 milhões para convênios de infraestrutura urbana na atual gestão. A verba atenderá 567 municípios “Não tenho dúvidas de que sou um Governador municipalista. Essa é a forma correta de se fazer gestão. É uma deliberação do nosso Governo, descentralizar recursos e acreditar na capacidade dos prefeitos e prefeitas”, afirmou o Governador João Doria no evento.

CRITÉRIOS

O dinheiro será escalonado de modo a priorizar apoio do Governo do Estado a municípios com até 100 mil habitantes. Segundo os critérios da Secretaria de Desenvolvimento Regional, cidades com até 20 mil habitantes poderão pleitear repasses de até R$ 300 mil. A previsão é que os repasses comecem a ser feitos no segundo semestre. Os pedidos apresentados pelas prefeituras serão avaliados pelo corpo técnico e financeiro da gestão estadual.

Em contrapartida, o Governo Paulista exigirá que as prefeituras atendam a metas de gestão pública estabelecidas pelo Palácio dos Bandeirantes. Entre elas, estão aumento no número de matrículas em creches, pré-escolas e ensino fundamental; redução da taxa de mortalidade infantil; e queda no número de mortes por homicídios e em acidentes de trânsito.

Iniciativa inédita na administração pública paulista, a realização do seminário de gestão reuniu cerca de 1,5 mil gestores de 509 municípios, entre eles 503 prefeitos. O evento foi aberto pelo Governador no início da manhã e se estendeu até o começo da tarde, com palestras sobre governança e resultados, projetos e metas, gestão descentralizada e digitalização de processos.