Grupo de Gestantes se reúnem da UBS do Maracanã

Possibilitar a troca de experiências entre as gestantes, fortalecer o vínculo entre a mãe e o bebê durante o pré-natal, além de oferecer informações referentes à gestação e aos cuidados com o bebê é o objetivo do Grupo de Gestantes, da UBS Maracanã, que será realizado mensalmente.

Na terça-feira, dia 30 de outubro, foi realizado um encontro abordando os principais temas previstos no objetivo, bem como ações educativas durante o pré-natal, que sempre seguem o padrão das metas do Programa São Paulo para a Primeiríssima Infância. O próximo encontro acontece no dia 27 de novembro, às 13h, na UBS do Bairro Maracanã e toda comunidade esta convidada.

O Grupo de Gestantes pode abordar, também, temas sobre as modificações corporais e emocionais, sinais e sintomas comuns de gravidez, alimentação saudável, cuidados e higiene, cuidados com as mamas, importância do aleitamento materno, atividades físicas, sexualidade, benefícios legais que as mulheres tem direito, parto, puérpera, planejamento familiar, cuidados com RN, importância do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança, e outras questões sugeridas pelas próprias mulheres da comunidade.

De acordo com os responsáveis pelo Grupo “durante a gestação a mulher esta vulnerável, exposta a múltiplas exigências, vivenciando um período de adaptação e reorganização corporal bioquímica, hormonal, familiar e social, por isso possibilitamos uma troca de experiência e conhecimentos, sendo essa uma estratégia importante para promoção e compreensão do processo de gestação”.