,

Guarda Municipal de Jarinu previne violência no âmbito escolar

Ir além do patrulhamento ostensivo é o objetivo da Guarda Municipal de Jarinu que, desde o início do segundo semestre, tem atuado de maneira constante nas escolas municipais e estaduais do município. O órgão, vinculado à Secretaria para Assuntos de Segurança Pública, visa promover a construção de uma cultura de paz, prevenindo violências, evasões e a criminalidade.

Até o momento todas as escolas do município já receberam a GCM. Agora o trabalho que será realizado é para garantir a prevenção e inibir a presença de pessoas mal intencionadas nos arredores das Unidades Escolar.

“Trabalhamos em parceria com as diretoras das escolas. A Direção Escolar liga para Guarda e pede a presença. Fazemos o levantamento de tudo que esta acontecendo e apresentamos para os órgãos competentes”, disse Alexandre Garcia, comandante da GCM.

Garcia ainda informou que o efetivo da GCM tem recebido elogios, via canais de denúncias, parabenizando o trabalho efetuado. “Muitos estão utilizando os canais de denúncia para elogiar o trabalho do nosso efetivo. Isso é gratificante, pois estamos no caminho certo. Nossa missão é contribuir para uma sociedade cada vez melhor”, comentou.

Nas escolas, além da conversa com a Direção é feito um trabalho de palestras e conscientização por parte dos alunos, dessa maneira a aproximação da GCM na comunidade escolar é maior.

“Nós temos o trabalho de Ronda Escolar e agora vamos aprimorar muito mais frente aos obstáculos que estão aparecendo”, finalizou Comandante Garcia.