Guardas Municipais conquistam população e trazem bons exemplos de redução de criminalidade

Desde que foi implantada no município de Jarinu a população conta com a Guarda Civil Municipal atuando na segurança e redução de criminalidade. Há quem diga que a GCM foi constituída apenas para ‘cuidar do patrimônio público’, que – assim como todos os cidadãos, são responsáveis a GCM também o faz, mas, hoje, os Guardas Civis Municipais de todo país, já atuam em diferentes frentes garantindo à segurança de todos.

Numa das salas da Central de Jarinu existe um revezamento entre os GCMs que ficam no atendimento telefônico e na monitoria das câmeras, com revezamento de turno. Esses são os olhos dos seus colegas, guardas, para anunciar alguma ocorrência.

A GM de Jarinu tem vários programas, entre eles a Ronda Escolar que tem conquistado à comunidade. Todas as escolas do município recebem os Guardas Civis que fazem ronda e ajudam nas emergências com a garotada. Com a chegada da Ronda Escolar o índice de brigas e tráficos, principalmente noturno, diminuiu muito.

De acordo com a Guarda Municipal no primeiro semestre de 2018 foram realizados 147 atendimentos, entre eles abordagens de suspeitos, averiguações de denúncias, perturbações do sossego, diligências e tráfico de entorpecentes. Já em 2019, no mesmo período, teve um aumento de 55% em relação ao ano anterior, incluindo os furtos, totalizando 263 atendimentos nos seis primeiros meses desse ano.

Sobre os atendimentos telefônicos a Guarda Civil informou que houve uma média de 328 ligações no primeiro semestre de 2018 contra 685 de janeiro a junho desse ano, ou 47% a mais na média de atendimento. Isso transmite a confiança entre a Guarda e a Comunidade.

A Guarda Municipal se coloca à disposição da comunidade através dos números  (11) 4016-3099 | 153 | 3182-0030.