,

Jarinu é certificada como Município de Interesse Turístico

Das 645 cidades do Estado, Jarinu esta entre as 140 contempladas.

O município de Jarinu foi certificado na quarta-feira, dia 20, no Palácio dos Bandeirantes, pelas mãos do Governador João Dória, ao lado de outras 42 cidades, como Município de Interesse Turístico.

Jarinu entra nessa classificação depois de passar por um rigoroso levantamento de informações que propiciam à cidade buscar recursos – juntos ao Governo Estadual – para investimento no turismo, como determina a Lei estadual n.º 16.938, de 2019.

Ao dar as boas vindas aos municípios contemplados o governador João Dória ressaltou a importância do investimento. “Os municípios que hoje estão recebendo essa qualificação sabem a responsabilidade que possuem a frente dessa atividade, a partir deste momento. Devem destinar o recurso para potencializar o turismo, que é aumentar o fluxo de pessoas na cidade para permitir a geração de empregos e de renda”.

Já o Secretário de Estado do Turismo, Vinicius Lummertz, esclareceu a destinação de recursos “Os recursos são liberados mediante a apresentação de convênios para obras de infraestrutura turística com o Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), após aprovação do Conselho Municipal de Turismo de cada cidade, além do aval do COC (Conselho de Orientação e Controle).

A Prefeita Eliane Lorencini esteve no Palácio dos Bandeirantes para receber o certificado de Município de Interesse Turístico, ao lado do secretário municipal de Cultura, Turismo e Lazer, Ney Tiara, e disse que agora é o momento de colocar os projetos em pauta para discussão e aplicações.

“Parabenizo nosso Secretário e em nome dele todos aqueles que trabalharam sermos contemplados. Passamos por vistoria, inúmeras burocracias. Tivemos que reativar o Comtur, fazer reuniões, enviar Atas. Não foi fácil. Agradeço inclusive o Deputado Estadual Edmir Chedid que sempre trabalha conosco por uma cidade cada vez melhor”, enfatizou.

“É preciso entender o funcionamento do MIT. O Município tem direito a receber uma verba, mas isso depende de inúmeros trâmites, que serão analisados, ao lado do Governo Estadual, a partir de agora. Esclarecemos que não recebemos nenhuma verba, e isso dependerá do Estado, dentro do projeto que vamos apresentar”, explicou o Secretário de Turismo de Jarinu, Ney Tiara.

Com investimento para o turismo a cidade contribui no crescimento do comércio e na geração de empregos.