Jarinu já imunizou mais de 50% do público alvo contra Influenza

Disponível para os grupos prioritários desde o dia 23 de Abril e com uma meta de vacinar 90% dos grupos considerados, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como sendo de risco, o município de Jarinu já conseguiu vacinar, contra Influenza, 51,70%, ou 2.627 pessoas até o fechamento na segunda-feira, dia 14.

Chamado de “Dia D”, o sábado, 12, foi um desses dias, para quem faz parte do grupo e não pode comparecer durante a semana, mas de acordo com a Vigilância Epidemiológica, poucas pessoas apareceram. “Não tivemos uma grande demanda, mas isso foi em toda região, acreditamos que devido ao Dia das Mães”, disse Gabriela Amorim, enfermeira chefe da Vigilância Epidemiológica.

De acordo com o Ministério da Saúde “a escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias”.

Em Jarinu a vacinação ficará disponível para os grupos prioritários até o dia 01 de Junho quando o Ministério da Saúde encerrará a Campanha Nacional, em todas as Unidades Básicas de Saúde e Ambulatório Central. Importante lembrar que somente quem faz parte do Grupo de Prioridades pode tomar à vacina.

GRUPOS

Profissionais de saúde, indígenas e as pessoas com 60 anos ou mais de idade; crianças entre 6 meses e menores de 4 anos e 11 meses de idade, gestantes e puérperas; comorbidades, professores e os privados de liberdade.

Levar documento pessoal com foto e carteira de vacinação. Caso o paciente não esteja com a carteirinha deverá apresentar o documento. Informações (11) 4016-8100 – sala de vacinas