Jarinu terá campanha “Fique Sabendo” com teste rápido para Sífilis e HIV

A Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Jarinu, através do departamento de Vigilância Epidemiológica, realizará entre os dias 03 e 07 de Dezembro, mais uma edição da Campanha “Fique Sabendo”, com testes rápidos e gratuitos para HIV e Sífilis, em todas as unidades de saúde e no Ambulatório Central, no horário de expediente.

Para a Campanha não existe um número a ser atingido como meta, mas a Equipe da Saúde gostaria que os números ultrapassagem a marca das 500 procuras pelo teste rápido, uma vez que muito se fala sobre as doenças sexualmente transmissíveis, porém poucos procuram fazer os exames.

“Com o teste rápido é possível encaminhar o paciente para tratamento. Lembramos, também, que é totalmente sigiloso e ninguém precisa ficar constrangido de fazê-lo, mas sim por não fazê-lo. Prevenção é a porta para o cuidado com a saúde”, disse Antenor Gomes Gonçalves, secretário de Saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde e o Programa das Nações Unidas sobre Aids (Unaids) a cada hora, cinco pessoas são infectadas pelo vírus HIV no Brasil, em 2016, o País registrou cerca de 50 mil novos casos. Neste mesmo ano, a Vigilância Epidemiológica de Cotia registrou 51 casos de Aids/HIV e, de janeiro a 2 de outubro deste ano, foram anotados 78 novos casos

Informações (11) 4016-5917