Ministério do Turismo reconhece potencial turístico de Jarinu

Cidade também recebeu reconhecimento pela formação do Comtur

Jarinu recebeu, nesta semana, pelo Ministério de Estado do Turismo o reconhecimento de cidade com potencial turístico, através do novo cadastramento do Mapa do Turismo Brasileiro realizado pelo Ministério de Turismo.

“Para nós é uma alegria, pois trabalhamos para todos os setores. O Turismo esta ligado a vários setores: seja agronegócio, comércio, rede hoteleira, do pequeno ao grande empreendedor”, Eliane Lorencini, prefeita da cidade.

Ney Tiara, secretário de Cultura e Turismo de Jarinu, destaca que a Administração trabalha para desenvolver o turismo na cidade. “Jarinu, além dos pontos turísticos, que recebem visitantes de toda região, como alambiques, adegas, produtores de vinho, pousadas, pesqueiros, artesãos, ainda tem o clima da cidade do interior, próximo à capital, que outros municípios não têm”. O Secretário também destaca as casas de veraneio. “Muitos paulistas têm casas em Jarinu e vêm aos finais de semana para descansar e aproveitar o clima” enfatizou.

Além do Mapa do Turismo Brasileiro, o município também recebeu o reconhecimento e credenciamento do COMTUR – Conselho Municipal do Turismo. “Não tínhamos Comtur formado. Desde que assumimos a gestão demos início aos trabalhos. Temos reuniões mensais com os membros e estamos em pleno funcionamento, o que nos garantiu o reconhecimento”, finalizou Ney Tiara, aproveitando para agradecer pelo empenho de toda equipe por ter cumprido as exigências no preenchimento dos documentos, nas reuniões com os membros do Conselho de Turismo, em toda parte burocrática que começou há vários meses.

MAPA DE POTENCIAL TURISTÍCO

O Mapa é o instrumento instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que orienta a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas. É o Mapa do Turismo Brasileiro que define a área – o recorte territorial – que deve ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério. Ele é atualizado bienalmente, e sua última versão, de 2019, conta com 2.694 municípios, divididos em 333 regiões turísticas. Os municípios que o compõem foram indicados pelos órgãos estaduais de turismo em conjunto com as instâncias de governança regional, a partir de critérios construídos em conjunto com Ministério do Turismo.

Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a integração destes locais no novo Mapa do Turismo é fundamental para que a Pasta possa direcionar ações que desenvolvam o setor em cada região. “Estamos num momento de virada para o turismo brasileiro e contamos com este novo mapa para termos uma radiografia atualizada do potencial turístico do Brasil para investir de forma adequada na melhoria de infraestrutura, realização de campanhas publicitárias, entre outras ações”, ressaltou.

O secretário Nacional de Estruturação do Turismo, Robson Napier, destacou que os novos critérios darão ao Ministério a oportunidade de trabalhar com foco na qualidade dos destinos e na melhoria dos serviços prestados aos turistas. “Em parceria com os estados e com o novo Mapa, vamos conseguir atuar com ações pontuais nestes municípios, para elevar o turismo brasileiro ao real patamar que lhe cabe, dando qualidade e boas experiências aos nossos visitantes”, complementou.

Para mais informações e conferência dos dados, acesse www.mapa.turismo.gov.br, ou visite à Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer, na Rua Independência, 111 – Centro – Jarinu/SP