Bem-Estar Animal de Jarinu participa de inquérito sorológico em Itatiba

Bem-Estar Animal de Jarinu participa de inquérito sorológico em Itatiba

Em 29 de junho, a equipe do Núcleo de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Jarinu participou de inquérito sorológico na cidade de Itatiba, com a finalidade de investigar casos de Leishmaniose Visceral Canina.

A ação é parte de um esforço conjunto de autoridades municipais e profissionais de saúde da região metropolitana de Jundiaí para prevenir e controlar a doença, que é considerada uma zoonose, afetando tanto os animais quanto seres humanos.

Ao todo, foram coletados exames de 230 cães cadastrados pelo Centro de Controle de Zoonoses e Endemias de Itatiba, que vivem, majoritariamente, em zona rural e na periferia.

O resultado do inquérito sorológico servirá como base para a implantação de estratégias de prevenção e controle mais eficazes nos municípios. De acordo com as informações obtidas, será possível identificar as áreas de maior incidência da doença, adotar medidas preventivas direcionadas e garantir a saúde dos animais e da população.

A Leishmaniose é transmitida pela picada de um mosquito e, além de poder ser fatal aos cães, é uma ameaça à saúde humana. Portanto, simples cuidados, como uso de inseticidas e não acúmulo de lixo, são importantes para prevenção.

Os municípios da região metropolitana de Jundiaí se reúnem periodicamente, com o objetivo de padronizar estudos e diretrizes para o controle e prevenção de zoonoses na região.1

 

estar-animal-sorologico-equipe-cao-caes-2