Prefeitura de Jarinu faz ação de conscientização com moradores sobre Rios Vivos

Nos dias 18 e 19 de setembro, a equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente visitou moradores dos bairros beneficiados pelo Rios Vivos, na etapa de conscientização do Programa.
A ação nos bairros Roseiral, Recanto Silvana, Maracanã, Pinheirinho, Olaria, Nova Trieste e Centro visa informar sobre as intervenções no curso d´água e processo de execução das obras.
Em Jarinu, o Programa contempla o córrego Joaquim Ortiz (Rua das Perdizes x Carmen Silva), o ribeirão Maracanã (Av. Cipriano Perobeli /Campo Realengo/Bairro Recanto Silvana/ Bairro Trieste), ribeirão Campo Largo (Rua Sybaris/Bairro Trieste/ Morro do Macaco), o córrego da Alegria (Região Central/Afluente do ribeirão Campo Largo), córrego do Pinheirinho (Pinheirinho) e córrego Olaria (Estrada Luiz Comin/Bairro Olaria).
O envolvimento da comunidade, com a conscientização sobre a responsabilidade da população na manutenção e zeladoria, é essencial no processo de preservação e recuperação dos rios.
A participação ativa da sociedade, por meio de ações voluntárias e monitoramento dos resultados, fortalece os esforços e promove uma cultura de cuidado com os recursos hídricos.
Por meio do Programa Rios Vivos, é realizada a recuperação das margens dos rios, aumentando a capacidade de vazão dos cursos d’água, com a retirada de sedimentos diversos que chegam ao leito com as chuvas ou por lançamento clandestino de lixo, minimizando assim o risco de enchentes nos centros urbanos.
O Programa Rios Vivos é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio do DAEE, Departamento de Águas e Energia Elétrica, em parceria com a Prefeitura de Jarinu.