Procon abre inscrições de palestras online gratuitas para consumidores

A Fundação PROCON.SP, em parceria com a Prefeitura de Jarinu e com o objetivo de promover a informação e educação sobre os direitos e deveres do consumidor, ministra palestras cujos conteúdos abordam, por meio de linguagem clara e acessível, os principais pontos estabelecidos no Código de Defesa do Consumidor e outras legislações pertinentes.

Essas atividades são realizadas gratuitamente online, sendo obrigatória apenas a inscrição link-externo clicando aqui.

Veja as palestras disponíveis e faça sua inscrição.

ORIENTAÇÃO FINANCEIRA – 09 de junho

Inscrições até 08 de junho

O mercado financeiro, já há algum tempo, passou a facilitar a obtenção de crédito, especialmente para os jovens e consumidores de menor renda. Se de um lado essa medida aumentou o acesso da população em geral aos bens de consumo, do outro provocou uma série de problemas tais como, a falta de controle financeiro das famílias, o crescente endividamento da população, dificuldades de manter em dia o pagamento de dívidas, entre outros.

Visando a orientar os consumidores, jovens e adultos, oferecemos palestra gratuita que aborda de forma prática e didática, incluindo dicas, os seguintes assuntos: importância da educação financeira; como fazer um orçamento; sugestão de planilha; tipos de créditos; endividamento; cadastro de proteção ao crédito; regularização de cheques sem fundos; consumismo e aspectos emocionais do consumo.

Duração: 1h e 30 min

DIREITOS BÁSICOS DO CONSUMIDOR – 21 de junho

Inscrições até 20 de junho

A palestra oferece informações gerais ao consumidor sobre seus direitos nas relações cotidianas de consumo. Dentre as práticas do mercado são destacadas aquelas que envolvem oferta e publicidade, garantia e problemas com produtos e serviços, cancelamento de contratos, cobrança de dívidas, serviços de atendimento, e outros assuntos de interesse do consumidor, com fundamento no Código de Defesa do Consumidor e em legislações correlatas.

O conteúdo é desenvolvido a partir de exemplos práticos, extraídos do universo de reclamações recebidas pela Fundação Procon, com objetivo de levar educação e orientação de um modo geral. Portanto, a palestra não tem o propósito de solucionar dúvidas de consumo individuais do consumidor ou do fornecedor.

Para consultas específicas, procurar os seguintes canais de atendimento: Consumidor e Fornecedor.

Duração: 2 horas

ARMADILHAS DO CONSUMO – 30 de junho

Inscrições até 29 de junho

Com base nos estudos da Economia Comportamental, a palestra tem como proposta apresentar algumas das estratégias de marketing adotadas no mercado de consumo, que buscam influenciar as escolhas dos consumidores, levando-os, muitas vezes, a realizar aquisições que não são de seu real interesse.

Para tanto são mencionados os principais erros cometidos pela maior parte das pessoas, quando expostas a determinadas situações de decisão de consumo.

A partir desses conhecimentos, o participante terá maiores condições de se apropriar de suas escolhas, evitando as armadilhas que levam ao consumo por impulso ou desnecessário.

Duração: 1h e 30 min

Procon Jarinu

Avenida Ernesto de Moraes, 450 - Parque Antônio Afonso Pereira. Jarinu/SP - CEP 13240-000
Horário de Atendimento para formalização de reclamação: Segunda a sexta-feira, 9h às 16h
Horário de Atendimento para orientações gerais: Segunda a sexta-feira, 16h às 17h

Uma plataforma para você gerenciar o site da sua prefeitura.