Campanha de Vacinação contra Sarampo prossegue nas UBSs de Jarinu

A Prefeitura de Jarinu, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando a vacinação contra Sarampo em todas as UBSs e no Ambulatório Central, de segunda a sexta-feira, sem necessidade de agendamento, sempre das 8h30 às 11h e das 13h às 16h.

O sarampo é uma doença viral aguda altamente transmissível que pode apresentar complicações, principalmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade.

Para evitar surtos da doença, a campanha de vacinação em 2022 está focada em crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) e trabalhadores da saúde.

Sendo assim, crianças de 6 meses a menores de 5 anos devem receber a vacina independente da situação vacinal. Esta é uma vacina extra e deve ser aplicada além da recebida na rotina infantil de vacinação, que é em duas doses: a primeira, tomada com um ano de idade e a segunda, com 15 meses.

Já os profissionais da saúde devem atualizar sua caderneta vacinal contra Sarampo, se necessário, na ausência das duas doses de rotina.

Para vacinação é obrigatório apresentação de documento com foto e da caderneta de vacinação. Profissionais da Saúde devem comprovar vínculo profissional.

Uma plataforma para você gerenciar o site da sua prefeitura.