Período seco ainda requer atenção e medidas de combate a incêndios

Mesmo com a proximidade do fim do período de estiagem, a Defesa Civil de Jarinu alerta que ainda é necessário ações de prevenção e combate a incêndios e queimadas.
Simples gestos, como não jogar cigarro e fósforos em margens das rodovias e estradas municipais, são essenciais para evitar queimadas. Também, é preciso ressaltar que soltar balões e causar queimadas é crime ambiental, portanto jamais coloque fogo em lixo ou limpe terreno com fogo.
Segundo a Lei Municipal nº 2.052, de 06 de Dezembro de 2017, a Secretaria de Meio Ambiente pode multar os responsáveis por atear fogo e provocar queimadas. A multa varia de 600 a 50 milhões de reais.
A ajuda da população é muito importante: ao flagrar alguém provocando queimadas, fotografe ou grave a ação e entre em contato com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, no telefone 4016-3843. Desta maneira será possível penalizar com multa os responsáveis.
A estiagem é o resultado da redução, atraso ou ausência de chuvas e períodos chuvosos previstos para uma determinada temporada. Nessa época, o ar fica mais seco, podendo resultar também em problemas respiratórios, gripes e alergias.
Combate a incendios
Desde 2023, Jarinu conta com um Posto do Corpo de Bombeiros, equipado com caminhão e viaturas de apoio. Portanto, em caso de focos de incêndio, entre em contato imediatamente pelo 193.
A Defesa Civil de Jarinu também atua em parceria com os Bombeiros. Mais informações nos telefones 4016-2035.