Prefeitura de Jarinu realiza 1º Simpósio de Educação Infantil

Prefeitura de Jarinu realiza 1º Simpósio de Educação Infantil

Na próxima segunda-feira, 29 de agosto, tem início a programação com foco na Educação Infantil para profissionais da rede municipal de ensino e convidados.

Palestrantes e especialistas nas áreas da saúde e educação, durante três dias, irão debater e conversar sobre temas como comportamento na primeira infância, alimentação nesta fase, importância do período da gravidez até os 2 anos de idade e desenvolvimento de bebês e crianças com atenção à sinais de autismo.

O 1º Simpósio de Educação Infantil acontece de 29 a 31 de agosto, realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Jarinu, no Salão Paroquial da Igreja da Matriz, sempre das 18h às 20h.

As inscrições gratuitas foram abertas para todos os profissionais da Educação de Jarinu.

Veja a programação completa de cada dia do Simpósio.

29 de agosto

“Caderneta da criança e sinais de alerta para autismo”

Observar como as crianças e os bebês exploram o ambiente, brincam, interagem, aprendem, se comunicam e se comportam é muito importante para saber como está seu desenvolvimento.

Nesta observação é possível perceber, em alguns casos, sinais que servem de alerta para o Autismo. E será sobre isso que falaremos.

Profissionais palestrantes:

Beatriz Araujo - Fonoaudióloga
Fonoaudiologia pela UNICAMP em 2014; Mestre em Saúde e Reabilitação pela UNICAMP em 2017 (área de estudo: atraso de linguagem); Especialização em Neuropsicologia Infantil pela UNICAMP em 2020; Pós-graduanda em Desenvolvimento Infantil pelo CBI of Miami; Capacitação em ABA e Estratégias Naturalistas; Formação em Sistema de Comunicação por Trocas de Figuras (PECS) – Nível 1; Formação introdutória em PODD, Sistema de Pranchas Dinâmicas com Organização Pragmática; Formação em Integração Sensorial.

Aline Travassos - Médica da família
Médica pela Universidade São Francisco com residência em Medicina de Família e Comunidade na Unicamp e cursando Pós-graduação em Ginecologia e Obstetrícia. Atualmente trabalha na Prefeitura de Jarinu na Unidade Básica de Saúde no bairro Trieste. 

Dia 30 de agosto

"Múltiplas faces do comportamento na primeira infância”

 A integração dos saberes, da psicologia, da educação, da neurociência, filosofia e espiritualidade e medicina convencional e medicina integrativa, é o caminho para humanidade moderna educar os filhos dessa nova geração.

Com respeito às infinitas particularidades de cada indivíduo para assim desenvolver com plenitude todas as habilidades do ser humano: a intelectual, física e motora, emocional e psicológica, social e a espiritual.

Vamos discutir algumas possibilidades de se relacionar com a criança a partir desse olhar integrativo na educação de pais e professores.

Profissionais palestrantes:

Tamara Pereira de Oliveira - Terapeuta Ocupacional
Graduada em Terapia Ocupacional pela Unesp (2005 - 2008);
Pós-Graduada em Reabilitação do Membro Superior e Terapia da Mão pela UFSCar (2009 - 2010); Especialização no Método Dinâmico de Terapia Ocupacional pelo Ceto (Centro de Especialidade em Terapia Ocupacional) - (2011- 2014); Especialização em Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa pela UFSCar (2018 -2019); Formações de Práticas Integrativas e Complementares; Formação em Desenvolvimento Pessoal e Professores de Hatha Yoga (2019 - 2020); Magnified Healing 1° Fase. Técnica de Cura Energética. (2022); Sistema Arcturiano de Cura Multidimensional Nível 1. Frequências de Geometria Sagrada. (2022); Yoniterapia. Frequências das Rosas e Ginecologia Natural (em formação).

Daniela Santos de Paula - Psicóloga
Formada em Psicologia desde 2009 pelo Centro Universitário Padre Anchieta. Formação em Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) e Mindfulnees (Atenção Plena). Possui longa trajetória na área de Recursos Humanos, mas desde 2019 se dedica somente a área clínica. Atende adolescentes e adultos pela abordagem da TCC. Em Jarinu é Psicóloga da Educação.

"Dificuldades alimentares na infância: o que você precisa saber”

A formação de hábitos alimentares na primeira infância é de suma importância para o desenvolvimento saudável da criança.

Segundo pesquisas crianças com obesidade aos 2 anos apresentam 75% de chance de serem obesos aos 35 anos, os riscos de desenvolvimento de comorbidades e outras doenças associadas ao excesso de peso aumentam quanto mais cedo a criança as apresentar e quanto mais tempo permanecer nesse estado.

A introdução precoce de alimentos industrializados pode trazer prejuízos à sua saúde. Sendo de grande importância o acompanhamento dos profissionais de saúde, em especial os nutricionistas, que são capacitados para direcionar os pais e cuidadores sobre a necessidade de uma introdução alimentar adequada, a fim de promover a melhoria da saúde a curto e longo prazo.

Profissional palestrante:

Caroline de Lima Souza - Nutricionista
Nutricionista formada desde 2014, com atuação na área clínica, ILPI (Instituição de Longa Permanência de Idosos), UAN (Unidade de Alimentação e Nutrição) e merenda escolar. Responsável Técnica Merenda Escolar desde 2019.
Cursos e aperfeiçoamentos: Boas Práticas de Manipulação em Serviços de Alimentação (2022); Imersão em saúde da mulher (2022); Programa SEBRAE-SP Vocacional de Serviços de Saúde - Nutricionistas (2021); Treinamento de Gestão de Cardápios em Empresas de Alimentação (2021); Encontro Técnico para Nutricionistas do PNAE 2022 – Creches (2022); 2ª e 3ª Oficina Temática da Agricultura Familiar e PNAE (2021);  Encontro Técnico para Nutricionistas do PNAE 2021 – Rede Municipal (2021);  Formação sobre as atualizações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) a partir da Resolução CD/FNDE nº 06/2020 (2021); Curso de Gestão em Alimentação Escolar (2020); Protocolos de Manejo Clínico do Coronavírus (COVID-19) (2020); Formação dos Profissionais da Educação de Jarinu (2019);  Encontro de atores envolvidos na execução do PNAE, Cecane e FNDE (2019).

Dia 31 de agosto

"Os 1000 dias que valem uma vida”

A importância do período que vai desde a gravidez até os 2 anos de idade. Os cuidados como nutrir, cuidar e estimular ofertados nesta fase de grande desenvolvimento da vida impactam na formação fisiológica, intelectual e emocional da criança.

Profissionais palestrantes:

Dra. Marina Lucchini Pontes Nogueira - Médica Pediatra Neonatologista
Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (2013). Residência Médica em Pediatria no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu e Residência Médica em Neonatologia no Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Botucatu.

Possui título de Mestra em Medicina, na Área de Pediatria, pelo Programa de Pós-graduação em Medicina da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".  

Gabriela Tripicchio Gonçalves- Terapeuta Ocupacional 
Terapeuta Ocupacional formada pela UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) desde 2013; Mestrado em Ensino em Saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo); Terapeuta Ocupacional da equipe NASF da Clínica da Família Novo Horizonte Jundiaí; Preceptora de Estágio em Saúde Coletiva dos Estudantes da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ); Experiência na área da infância: neuropediatra, saúde mental, desenvolvimento infantil, TEA e Inclusão Escolar.

"O Brincar Heurístico na Infância"

O brincar heurístico foi desenvolvido tendo como um dos objetivos centrais, libertar a criatividade dos adultos em relação a tarefa de cuidar das crianças, tornando essa atividade muito mais estimulante e prazerosa.

Profissional palestrante:

Selma Monteiro, Pedagoga
Pós graduada em “Coordenação Pedagógica: Fundamentos e Práticas”, pela UNITAU; "Formação para Educadores de Primeira Infância”, pela PUCPR; “Educação 5.0: Metodologias Ativas e Ensino Híbrido” pela UNESP; Graduada em: Pedagogia, Faculdade Maria Augusta Ribeiro Daher, concluída em 1992.

Experiência de 25 anos na formação de Professores, Diretores, Orientadores Pedagógicos, Coordenadores e A.D.I.s, nos segmentos de Educação Infantil e séries iniciais de Ensino Fundamental em órgãos públicos e iniciativa privada.

Uma plataforma para você gerenciar o site da sua prefeitura.