Censo 2022 inicia último mês de coleta de dados

Em Jarinu, a previsão é que os recenseadores coletem as informações para o Censo Demográfico 2022 até 31 de outubro.

Os profissionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística podem ser identificados pelo colete azul com a logomarca do IBGE. No colete, há também o crachá de identificação, contendo a foto e os números de matrícula e identidade do entrevistador.

Por segurança, a identidade dos entrevistadores do IBGE pode ser verificada link-externo clicando aqui ou no telefone 0800 721 8181, informando o número de matrícula presente no crachá do recenseador.

O registro dos dados coletados junto aos moradores é feito via Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), semelhante a um smartphone, na cor azul.

A base de apoio do IBGE em Jarinu está instalada no Centro de Formação Profissionalizante, em parceria com a Prefeitura de Jarinu. No local também foram realizados treinamentos com os recenseadores que atuarão na cidade.

Além de contabilizar a população brasileira, os números do Censo também fornecem informações sobre frequência à escola, renda, taxa de ocupação, cobertura de coleta de lixo, saneamento, energia pública e acesso à internet. Todos esses dados são importantes para mensurar novas políticas públicas e adequar projetos para atender as demandas populacionais.

A população de Jarinu, segundo o último censo, de 2010, era de 23.847 pessoas. Os números de 2021 são projeções e apontam 31.173 moradores.

O Censo ocorre a cada dez anos e deveria ter sido realizada em 2020, mas foi adiado por causa da pandemia. Em 2021, não ocorreu por indisponibilidade orçamentária.

Uma plataforma para você gerenciar o site da sua prefeitura.