Novos conselheiros tutelares tomam posse

Foram empossados, na tarde da quinta-feira, dia 09, em cerimônia realizada na Câmara Municipal de Jarinu, os cinco conselheiros tutelares eleitos para o mandato 2020/2023. A solenidade começou às 14h, e contou com a presença da secretária de Assistência Social, Fabiana Garutti, da Prefeita Eliane Lorencini, do Presidente do CMDCA Marcelo Alduino e do presidente da Câmara, Valdir Paiva.

Foram empossados Rosalina da Silva Gonçalves Vascon (Silvinha), Valdemir Afonso, Fernando Aparecido de Oliveira e Daniela Aparecida Silva Pinheiro e Zildeni Pereira Silva. As eleições que definiram os eleitos para o atual mandato aconteceram no dia 6 de outubro de 2019.

Cabe aos novos conselheiros, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), atender crianças e adolescentes e aconselhar pais ou responsáveis. Para isso devem trabalhar em conjunto com serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança, além de manter contato com as autoridades judiciais, dentre outras ações.

São atribuições dos conselheiros o atendimento e proteção das crianças e adolescentes, prestar aconselhamento aos pais e responsáveis e executar decisões para a prevenção de problemas e violação de direitos.

Também marcaram presença na cerimônia de posse os familiares dos novos conselheiros, vereadores, representantes de classe e entidades, e a comunidade jarinuense.