NÚCLEO DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA E PROMOÇÃO DA SAÚDE
Conheça o Núcleo
O Núcleo de Prevenção à Violência e Promoção da Saúde é um setor da Secretaria de Saúde especializado no atendimento e prevenção da violência doméstica e sexual contra crianças e adolescentes, promovendo a saúde e o bem estar das vítimas e seus familiares.
A atividade principal do Núcleo é trabalhar integrado com a rede de atenção e apoio as crianças e adolescentes do município.
O Núcleo de Prevenção iniciou suas ações em 2006 e até o momento realizou algumas atividades como:
- Fóruns de debates e Encontro Inter Setorial abordando temas como:
- Importância do Núcleo no enfrentamento à violência.
- Violência uma questão de saúde pública.
- Importância da articulação da rede no atendimento e prevenção da violência doméstica.
- Enfrentamento da violência na saúde pública.
- Prevenção e Atendimento psicossocial.
- A violência doméstica e o abuso sexual.
- Detecção, Notificação e relação Inter Institucional.
- O Impacto da Violência nas Relações Sociais e na Saúde da Sociedade.
- Intersetorialidade no Enfrentamento da Violência e a Integração da Rede de Apoio.
- Capacitações para profissionais da rede, onde foram instrumentalizados para serem agentes multiplicadores de ações preventivas à violência doméstica e sexual contra crianças e adolescentes.
- Aprovação do Ministério da Saúde para Implantação e Estruturação do Núcleo de Prevenção à Violência e Promoção da Saúde.
- Implantação da ficha de Notificação de Violência Interpessoal/Autoprovocada, conforme determinação do Ministério da Saúde aos municípios com Núcleo de Prevenção implantados.
- Portaria Nº 7015, de 18 de outubro de 2011 que nomeia membros para Comissão de Enfrentamento á Violência Contra Crianças e Adolescentes e Promoção da Saúde no município de Jarinu.
- Parceria do Núcleo com Fundação Abrinq, Instituto Sedes Sapientae e Instituto WCF Brasil (Início 2006).
- Parceria com Conselho Tutelar local para realização de triagem nos casos que requerem atendimento psicológico para criança e/ou adolescente e seus responsáveis.
- Avaliação Psicológica para crianças e adolescentes vítimas de violências com processo judicial (Início 2014).
- Realização de psicodiagnóstico para crianças em atendimento com neuropediatra (Início 2014).
- Criação de uma página com o tema Prevenção à Violência Doméstica no site da Secretária Municipal de Saúde (Início 2015).
- Atendimento Psicológico: “Grupo Retocar”, onde as participantes, vítimas de violência doméstica tem a possiblidade de “rever” seu próprio “eu”, seus sentimentos, seus afetos, suas emoções e reconstruir a condição de paz interior (Início 2015).
- Elaboração de um plano municipal de enfrentamento à violência intrafamiliar, possibilitando atendimento às vítimas, familiares e agressores (Início 2017).