,

Outubro Rosa tem programação na Praça da Matriz e nas Unidades de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, realizará na Praça da Matriz, na próxima quarta-feira, dia 17 de Outubro, mais uma edição da “Roda de Dança Rosa”.

Para a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabiana Garutti, a dança na praça tem como objetivo atrair o maior número de moradores, pois centenas de pessoas passam pela Praça da Matriz durante todo o dia.

“Queremos, através da dança, incentivar as pessoas à prevenção contra o Câncer de Mama, além disso, resolvemos fazer o evento na Praça porque é lá que passam centenas de pessoas que podem ser orientadas pela curiosidade em saber o que esta acontecendo”, relatou Fabiana Garutti.

Outro evento programado para o mês de outubro, além das atividades com as crianças, é a Coleta de Papa Nicolau, no sábado, dia 27, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), e no Ambulatório Central, das 08h30 às 16h.

“No dia 27 faremos a coleta de exames preventivos de mulheres com até 65 anos, que tenham exames anteriores com mais de um ano. Temos que fazer a prevenção, ela parte principalmente por parte das pessoas, na busca pelo exame preventivo, nas avaliações diárias, é dessa maneira que conseguimos atender cada vez mais quem precisa”, disse Antenor Gonçalves, secretário de Saúde.

Dados

Em Jarinu cerca de 150 pessoas são encaminhadas para o Ambulatório Médico de Especialidades – AME – Jundiaí, para exames preventivos mensalmente. “O AME nos disponibiliza as vagas pela Central Reguladora e temos a sorte de não ter ninguém na fila de espera. Lá é feito o exame de prevenção e em caso positivo encaminhado para tratamento nos hospitais de referência”, finalizou Allan Santos, chefe da Secretaria de Saúde.