Parabenizamos os produtores pelo Dia do Agricultor

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, da Prefeitura de Jarinu, comemorou na terça-feira, dia 29, o Dia do Agricultor, pessoas tão importantes para a sociedade, mas que muitas vezes passam despercebidos entre as demais.

Para os agricultores, não importa se está chovendo, fazendo frio ou calor, eles sempre estão trabalhando para que os alimentos possam chegar à mesa de todas as pessoas.

“É uma alegria para nossa cidade ter tantos produtores rurais, uma área verde magnifica e um plantio de primeira qualidade. Eles estão sempre se fortalecendo, estruturando e buscando o aprimoramento e cabe a nós ouví-los e dar subsídios para que isso aconteça”, disse José Carvalho, secretário de Agricultura e Meio Ambiente.

Em Jarinu os produtores contam com o programa Patrulha Agricola que contribui para o manejo e preparo da terra de mais de 100 produtores rurais, dessa maneira, àquele que não tem maquinários a Prefeitura oferece gratuitamente, garantindo que a produção não pare.

Outro projeto é em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR – oferecendo cursos para a comunidade. “Temos mais de 30 cursos cadastrados. Infelizmente devido a pandemia tivemos que interromper todos, mas eles vão desde o ensino de artesanato, fonte de renda, administração do negócio, até o curso de pedreiro, instalador, manutenção em geral, entre outros”, destacou Nilde Ferrara, responsável pelo projeto.

O trabalho do agricultor começa muito antes, com o preparo da terra, no plantio, nos cuidados, na colheita, na embalagem, para que somente então eles possam ser disponíveis nas prateleiras dos supermercados e consumidos pela população.

Mesmo diante das dificuldades enfrentadas, esses batalhadores não desistem e diariamente garantem seus sustentos e de todos aqueles que mesmo não percebendo, necessitam de um agricultor para que possam realizar todas as refeições do dia.

Todos os agricultores merecem, não só no dia de hoje, mas em todos os demais dias do ano, os mais sinceros agradecimentos, por não desistirem e continuarem a produzir os alimentos de cada dia de todas as pessoas.

Por isso, não se esqueça, se você se alimentou hoje, agradeça a um agricultor!

Colaborou Jeriel Rodrigues – Estagiário

Supervisão: AssCom- PMJ