Prefeita fala dos 472 dias de governo a frente do Executivo Jarinuense

Completando 472 dias, no próximo 17 de Abril, e sendo a segunda mulher eleita a comandar o município de Jarinu, a Prefeita Eliane Lorencini tem enfrentado dias difíceis à frente do Executivo. Crise financeira, falta de recursos e a economia instável, que o Brasil tem enfrentado, afeta consequentemente as cidades pequenas, como o caso de Jarinu.

“Desde o momento que assumimos a gestão e soubemos qual era a real situação em nenhum momento pensamos em desistir, pois assumimos um compromisso – acima de tudo – com nossa cidade, e mesmo diante da crise não esmorecemos. Sentimos muito, por tudo, principalmente pela maneira que trataram nossa cidade, mas estamos sempre de cabeça erguida atendendo a todos, e trabalhando para solucionar as demandas”, disse Eliane Lorencini.

Sem dinheiro em caixa não há muito que fazer, e com o pouco que tem a Prefeitura tem “molhado a camisa” para deixar a “casa em ordem”, como diz no ditado popular. Com a experiência de família na administração pública e seus 17 anos como servidora, Eliane Lorencini pondera e afirma que tem que ter muito jogo de cintura para comandar uma cidade que parece pequena, mas não é.

“Temos uma área territorial de 207 km² que faz divisa com Jundiaí, Itatiba, Campo Limpo Paulista, Bragança Paulista e Atibaia. Nossa cidade é maior que Campo Limpo Paulista e que Várzea Paulista, em extensão territorial. Temos que comandar a manutenção em todas as estradas, recuperar os pavimentos deteriorados, cuidar da Saúde, Educação, Obras, Convênios, Licitações, enfim, é um trabalho que não para, 24 horas por dia”, reafirmou a Prefeita.

Ao lado do vice-prefeito, Cláudio Catroque, a Prefeita frisou algumas conquistas – que não podem ser deixadas de lado, como a recuperação do convênio para reconstrução da Praça da Matriz, que será inaugurada neste sábado, dia 14, às 09h, a recuperação de convênios para construção da Praça Danúbio, no bairro vila Nova Trieste, da creche escola no bairro Maracanã, e da creche infantil na Nova Trieste.

Outro destaque para as pavimentações. “Tivemos várias reuniões com a Caixa Econômica Federal e conseguimos a liberação de convênios de 2014, que estavam parados, para pavimentar algumas ruas, completas e parciais, na Trieste, no bairro Alambique e no Jardim Morada Alta”, frisou Eliane Lorencini.

Em Brasília, no mês passado, a Prefeita conquistou recursos para serem investidos em infraestrutura e na Saúde, e aguarda a liberação de muitos outros convênios. Assinou convênio para trazer o Programa Internet para Todos, beneficiando às áreas aonde o sinal não chega.

Com relação à iluminação pública em 2015, na antiga gestão, entraram com pedido na justiça contra a Elektro e isso fez com que toda a manutenção fosse parada, principalmente após a ANEEL, agência reguladora, ter passado à responsabilidade para o município, custeada pela Contribuição de Iluminação Pública (CIP), cobrada dos munícipes. No final de 2017 foi aberto processo licitatório, porém interrompido para verificação pelo Tribunal de Contas, e liberado apenas neste mês de Abril. “Nesta sexta-feira, dia 13, é o dia da licitação e esperamos ter uma empresa vencedora, caso contrário inicia o prazo de recursos e demora ainda mais. É muito burocrático”, disse a Prefeita.

Por fim, Eliane Lorencini disse que ainda tem muito que fazer pelo município e continuará atendendo a todos como sempre fez, ao lado do seu vice e seus secretários.

“Hoje com a interatividade que as redes sociais nos proporcionam a comunicação se torna mais rápida, mas é importantíssimo que as pessoas busquem sempre a referência para questionarem algo, pois a Internet aceita tudo e – muitas vezes – nem tudo é verdade, é preciso ir à fonte para saber a verdade. Meus secretários, meu vice e a Eu estamos à disposição ao lado de todos os servidores para melhor atender a todos”, finalizou.