Prefeitura convoca concessionários de terrenos no Cemitério Municipal para regularização

A convocação é apenas para os que já estão com recadastramento vencido

Os familiares das pessoas que estão sepultadas no Cemitério Municipal de Jarinu e ainda não compareceram à Secretaria de Obras e Urbanismos para recadastramento dos jazigos deverão fazê-lo até o final do mês de Junho. A regularização faz parte da Lei Municipal n.º 1574 de 07 de Junho de 2003. O titular da concessão deve comparecer com seus documentos pessoais, o nome do (s) falecido (s) e o comprovante do último recadastramento para revalidação e pagamento da taxa de renovação.

O Cemitério Municipal tem cerca de 8 mil pessoas sepultadas, e somente no ano passado foram construídas mais 150 jazigos, somados aos mais de 2 mil existentes, por esse motivo a manutenção é imprescindível pelos familiares e pelo Executivo.

Quem esta com recadastramento vencido deve se dirigir até o setor de Obras e Urbanismo, da Prefeitura.

De acordo com a Lei Federal n.º 6015, de 31 de Dezembro de 1.973, que fala sobre a concessão de sepulturas perpétuas, em seu artigo 9º os túmulos não poderão ser objeto de qualquer transação ou transferência.

“A Prefeitura faz a cessão de uso aos familiares, e esse processo tem validade de cinco anos, porém muitos não retornam para recadastrar, com isso a ossada é destinada ao ossário vertical. Com exceção dos que já estão sepultados em túmulos perpétuos”, disse Cirilo de Alexandria, secretário de Obras e Urbanismo.

Além do aspecto legal, a manutenção das concessões e das sepulturas cabe aos familiares. A Prefeitura tem como obrigação o cuidado do espaço público. “Muitos estão abandonados e isso causa um impacto para saúde pública, além de servirem como criadouros do mosquito transmissor da Dengue, e precisamos de espaço para outras carneiras, uma vez que estamos no limite”, frisou o Secretário de Obras.

Serviço:

Secretaria de Obras e Urbanismo