,

Prefeitura de Jarinu apoia selo Brasil Certificado da EMBRAPA

A Prefeitura de Jarinu reforçou a parceira com a EMBRAPA no evento de lançamento da série de quatro vídeos sobre o morango Brasil Certificado.

Jarinu é um dos destaques na produção nacional de morango e conta com a dedicação da pesquisadora Fagoni Calegario, da Embrapa Meio Ambiente, valorizando e dando suporte aos produtores locais.

No evento on-line, nesta quinta-feira (29), representando o poder público municipal, o Secretário de Governo, Dalto Soranz, destacou a força dos produtores rurais de Jarinu, especialmente os de morango, que se empenham para manter suas produções e oferecerem produtos de qualidade para o consumidor final.

O selo “Brasil Certificado”, obtido com a adoção da tecnologia da Produção Integrada, reflete um protocolo de produção que prioriza as boas práticas agrícolas e de manuseio dos produtos, com rastreabilidade e respeito ao ambiente, ao trabalhador rural e aos consumidores.

O produtor que adere ao sistema de produção integrada, quando passa pelas auditorias de certificação e demonstra seguir adequadamente todas as normas, recebe autorização para usar o selo “Brasil Certificado”, que tem o aval do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A ação de lançamento dos vídeos faz parte das comemorações de 48 anos da Embrapa, que ao longo deste tempo vem colaborando fortemente para o desenvolvimento da agropecuária brasileira.

Os vídeos mostram, na prática, todos os cuidados no cultivo e manuseio do morango Brasil Certificado, com uma abordagem cinematográfica e documental, dando voz a produtores, técnicos e pesquisadores envolvidos no sistema.

O evento de lançamento teve o apoio do Mapa, das Prefeituras de Jarinu e Atibaia, da Associação dos Produtores de Morangos e Hortifrutigranjeiros de Atibaia, Jarinu e Região e das empresas certificadas: Granja Andreazza, South Berry Andreazza e Staw Agricultura.

Assista ao primeiro vídeo lançado CLICANDO AQUI