Prefeitura de Jarinu promove a Semana do Meio Ambiente 2021

A programação, de 29 de maio a 02 de junho, visa provocar reflexões e buscar soluções para os inúmeros desafios do município no que tange o Meio Ambiente e o descarte de resíduos, além de enaltecer as áreas verdes de Jarinu com atividades educativas, de conscientização e de lazer.

As ações abrangem desde caminhada e passeio de bike abertos ao público, até ponto fixo de coleta de recicláveis para artesanato, campanha de combate a queimadas e palestra de conscientização para diminuição de uso de plásticos em departamentos públicos.

A realização da Semana do Meio Ambiente é uma parceria entre as Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, Cultura e Turismo, Assistência e Desenvolvimento Social e de Educação.

Confira a programação gratuita aberta ao público, lembrando que em todos os eventos é obrigatório o uso de máscara, higienização constante com álcool 70% e distanciamento.

29/05 – Sábado

PEDAL DO MEIO AMBIENTE COM AÇÃO “LIXO ZERO”

08h: saída da Praça da Matriz para percurso de 38 km (680 m de altitude)

09h30: parada na Praça do Campo Largo para mutirão da ação “Lixo Zero”: toda a população está convidada, basta trazer sua luva protetora para participar

Evento gratuito aberto para todas as idades (menores de idade devem estar acompanhados dos responsáveis) em parceria com os grupos de ciclismo de Jarinu. O percurso é apenas para quem tiver de bike/bicicleta.

30/05 – Domingo

CAMINHADA ECOLÓGICA E ATIVIDADES DE LAZER E EDUCATIVAS NO PARQUE ORESTES LORENCINI

07h às 12h: Rua João Pedro Ferraz (trecho da APAE até a Re-Ali Junior) será exclusiva para prática de atividades de lazer (traga sua bicicleta, patins, patinete…) e estará fechada para trânsito de veículos.

07h: Caminhada de 4 km no Parque Orestes Lorencini com concentração em frente à academia ao livre: traga sua garrafa de água (bebedouro no local) e lanche, venha com calçado apropriado e lembre-se de não jogar lixo durante a trilha, que será feita exclusivamente a pé.

9h30: Feira de trocas de mudas e sementes (parceria com Associação Caminho Verde): traga sua muda ou sementes e troque por de outras espécies. Esta ação visa despertar a consciência da importância da biodiversidade, do plantio de árvores, do intercâmbio de conhecimentos e do fortalecimento da agroecologia.

10h: Oficinas Gratuitas

• Compostagem com Seiva Santa
  • Abelhas nativas sem ferrão com Carla Debelak do Buzz no Jardim
  • Descarte correto de resíduos e reciclagem com BioWash

10h30: Roda de conversa e Música de interior – Aniela & Rafael.

Atividades gratuitas abertas para todas as idades. Proibido participar da trilha com qualquer tipo de veículo ou meio de locomoção.

O evento ainda contará com um ponto de coleta especial para os participantes fazerem sua doação para a Campanha do Agasalho 2021 – Cubra de Amor, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade de Jarinu.