, ,

Prefeitura de Jarinu promoverá atividades na Semana da Criança

Mais de 4 mil alunos participarão das comemorações

A Prefeitura Municipal de Jarinu através da Secretaria Municipal de Educação promoverá entre os dias 09 e 25 de outubro, no salão paroquial “Nossa Senhora do Carmo”, atividades com brinquedos infláveis, lúdicos, além de teatros para 725 crianças da Rede de Educação Infantil, compreendendo de 0 a 3 anos, e 3326 crianças da Rede de Educação Fundamental I do municipal, particular e APAE, totalizando 4051 crianças.

A comemoração da semana das crianças é uma ação que permite a volta ao ato de brincar, que está sendo esquecido pelo público adulto. No livro o Pequeno Príncipe, do autor Antoine de Saint-Exupéry, os adultos são descritos como pessoas grandes que não entendem as crianças. “As pessoas grandes têm sempre necessidade de explicações… Não compreendem nada sozinhas, e é cansativo para as crianças, estar toda hora explicando” (Antoine de Saint-Exupéry).

Segundo a secretária municipal de Educação, Erica Silveira Lorencini Batistel, “o brincar é uma ação educativa, o lúdico desenvolve a construção do conhecimento, por isso planejamos uma semana com atividade interativa em nossa cidade, pela qual estão participando das festividades, em seus respectivos horários e dias, todas as crianças das escolas municipais de ensino fundamental, das creches municipais, das escolas particulares e da APAE”. Nenhuma criança da Rede Municipal ficará sem participar de alguma atividade, a não ser que os pais não permitam.

A importância do brincar e dos brinquedos, não constitui apenas uma necessidade biológica destinada a descarregar energia. Quando as crianças brincam, pensam sobre suas experiências emocionais e tornam (re) conhecíveis suas potencialidades. “A brincadeira contribui para o processo de socialização, tem efeitos positivos para o processo de aprendizagem e estimula o desenvolvimento de habilidades básicas e aquisição de novos conhecimentos”, concluiu a Secretária.

A Secretaria Municipal de Educação tem como objetivo, além da construção do conhecimento cientifico, proporcionar uma interação humanística e afetiva nos alunos, assim formando cidadãos plenos, respeitando suas especificidades e pluralidades.

Cronograma Creches e NEIs de Teatro

Cronograma do Salão Paroquial – Semana dia das crianças