, ,

Prefeitura e Senar formam 1ª turma de Turismo Rural

Formandos promoveram Festival Cultural e Gastronômico

Com o objetivo de fortalecer cada vez mais o turismo rural, mostrando o que a cidade tem de melhor a Prefeitura de Jarinu, juntamente com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, formou na quinta-feira, dia 30, a 1ª turma do curso de Turismo Rural, que aproveitam a ocasião para, sendo avaliados, promoverem o Festival Cultural e Gastronômico. As aulas foram ministradas por profissionais gabaritados, cujo objetivo foi de capacitar os interessados na área.

Expositores, comerciantes e produtores rurais mostraram para os convidados o que Jarinu oferece ao público: do artesanato ao turismo de bike, agência de ecoturismo, alimentação, uma infinita variedade que esta a serviço, não só da população, mas também dos turistas.

“Esse curso foi uma oportunidade para promovermos o turismo rural em nossa cidade, mas – além disso – divulgar o trabalho do homem do campo. Tivemos vários expositores, comerciantes e produtores mostrando seu trabalho. Isso nos orgulha muito. Vender o que produzimos em nossa terra e, com o Turismo Rural, será muito mais fortalecido”, disse Eliane Lorencini, prefeita de Jarinu, além de agradecer ao Senar e sua equipe pelos diversos cursos ministrados no município qualificando, cada vez mais, o homem do campo”.

Para Jan Slatohlavek, aluno do curso, e um dos responsáveis pelo cronograma das atividades “o evento foi totalmente elaborado pelos próprios formandos que também puderam atuar no dia da formatura, sendo avaliados pela instrutora”.

Cláudio Catroque, vice-Prefeito, ao lado da Prefeita, pediu aos formandos que não desistam e nunca desistam dos principais objetivos que se propuseram. “Temos que avaliar como foi o curso e, daqui para frente, colher todas as sementes que plantamos. Hoje é uma semente, um broto, amanhã temos que colher esse fruto. Isso dependerá de cada um de nós”.

Já o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José Carvalho, além de agradecer em especial sua auxiliar Nilde Ferrara, responsável pelo Senar em Jarinu, disse que “temos que colher os frutos da nossa terra”. Carvalho também motivou a todos para que não desistam de seus objetivos.

A cerimônia também contou com a participação do Secretário de Cultura, Turismo e Lazer, Rosiney Gesualdo, que parabenizou toda equipe, do Grupo Folklorístico Stella Bianca, que abrilhantou, ao lado do grupo reflorescer da Terceira Idade, o evento. A equipe da Romaria também contou sua história recheada de tradições, além dos vereadores do município.

Uma das missões do SENAR é o aspecto fundamental para o desenvolvimento do processo de Formação Profissional Rural (FPR), e de Promoção Social (PS), contribuindo com sua profissionalização, integração na sociedade, melhoria da qualidade de vida e pleno exercício da cidadania.