Prefeitura e Senar realizarão cursos de qualificação profissional

Entre os cursos estão Turismo Rural, Apicultura, Pedreiro e Proer

Promover a qualificação profissional do pequeno produtor rural, e daqueles que querer saber como é a vida no campo, é um dos objetivos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Jarinu que – em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar – promoverá quatro cursos entre Fevereiro e Março.

O primeiro curso, que ocorre dia 26 de fevereiro e trata da sensibilização e do conhecimento sobre o assunto será o de Turismo Rural (primeira fase), com o objetivo de gerar, ao pequeno produtor rural, oportunidades de negócios no meio rural com os conceitos e modalidades turísticas.

Responsável pelos cursos, Nilde Ferrara, destacou prioridade aos produtores rurais

Em seguida, no dia 02 de Março, ocorre a sensibilização do curso de Apicultura, com a finalidade de trazer ao homem do campo técnicas de como implantar um apiário utilizando-se de equipamentos e técnicas apropriadas. Além disso, um dos objetivos é fazer com que agregue valor aos seus rendimentos proporcionando melhor qualidade de vida aos seus familiares.

Entre os dias 05, 06 e 07 de Março será oferecido o curso de Pedreiro Módulo I – Locação de Obra, fazendo com que o produtor economize com a mãos de obra e ainda adquira conhecimento que possibilite ter uma outra profissão para os tempos de entressafra.

Por fim, ainda em Março, mas somente no dia 26, acontece o curso PROER – que visa levar ao produtor uma visão empresarial de seu empreendimento, auxiliando-o no planejamento estratégico da sua empresa rural, e elaboração de projetos agropecuários de investimento de capital.

Uma das missões do SENAR é o aspecto fundamental para o desenvolvimento do processo de Formação Profissional Rural (FPR), e de Promoção Social (PS), contribuindo com sua profissionalização, integração na sociedade, melhoria da qualidade de vida e pleno exercício da cidadania.

Já um dos principais objetivos é assistir o pequeno produtor rural, ensinando novos métodos para a execução de seu trabalho.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente promoverá outros cursos durante o ano e, desde que iniciou em Jarinu, sempre teve turmas lotadas.

O endereço para inscrição é rua Contarini, 283, no bairro Trieste. O telefone de contato (11) 4016-3843 ou através do e-mail agricultura@jarinu.sp.gov.br para mais informações. Para inscrição é necessário ter 16 anos ou mais, e documentos pessoais.