Prefeitura inicia distribuição de carnês do IPTU, ISS e Alvará.

Os quase 20 mil carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU, Imposto Sobre Serviço – ISS e Alvarás começarão a ser distribuídos pelos Correios ou retirados no balcão de atendimento do Paço Municipal de Jarinu a partir do dia 07 de Janeiro, e já poderão ser pagos. Neste ano o reajuste foi de 4%, medido pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor – INPC/IBGE, verificado de novembro de 2017 a outubro de 2018.

PAGAMENTO

O contribuinte poderá optar por duas formas de pagamento. A primeira delas em parcela única, que assegura um desconto de 10% no valor total do Imposto para pagamento até 08 de fevereiro. Quem preferir, também pode parcelar o pagamento do IPTU em até 11 vezes. O carnê do IPTU pode ser pago nas redes bancárias da Caixa Econômica Federal, Itaú, Bradesco, Sicredi e do Banco do Brasil, além das casas lotéricas e agências dos Correios.

Caso os Correios não entregue a tempo, o contribuinte poderá solicitar a segunda via escrevendo para o Setor de Tributos (iptu@jarinu.sp.gov.br), ou comparecer ao Paço Municipal, das 09h às 16h00 para retirar o boleto.

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL

Com a finalidade de atender orientações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, e a Lei de Responsabilidade Fiscal, a Secretaria de Finanças esclarece que não houve aumento no IPTU 2019, apenas o índice inflacionário, o que houve foi uma atualização cadastral de todos os imóveis, por meio da tecnologia de georreferenciamento (que faz levantamento através de imagens aéreas), a mesma utilizada pelos aplicativos de localização, sendo detectadas construções que não estavam com a metragem correta, pois o proprietário do imóvel não havia feito à atualização devida na planta, e na Prefeitura, causando – para ele – a diferença entre o valor do IPTU do ano anterior e deste ano.

A Secretaria de Finanças destaca, ainda, ao proprietário do imóvel que os servidores municipais estarão à disposição para esclarecimento, e até mesmo – caso não haja concordância, do envio do fiscal para conferência junto com o responsável. “Muitas vezes o dono do terreno constrói uma casa e paga o IPTU apenas do terreno por que não veio à Prefeitura para fazer sua atualização cadastral. Agora, com a metragem atualizada ele perceberá que o imóvel, que antes não era computado, estará no IPTU”, explicou Marilsa Lorencini, secretária de Finanças. Após a comparação entre os números de 2018 e 2019, da área construída, caso seja detectado algum erro, o munícipe deverá procurar a Prefeitura solicitando a revisão do cálculo do IPTU 2019.

Através do sistema de georreferenciamento o proprietário passa a ser beneficiado com a metragem real do seu imóvel, refletindo na valorização da planta venal e consequentemente da propriedade.

ISS E ALVARÁ (TAXAS)

O Alvará poderá ser pago com cota única até o dia 11 de fevereiro ou em quatro parcelas a partir da mesma data. O ISS também conta com uma cota única ou 12 parcelas referente ao exercício de 2019.

Paço Municipal – Setor de Tributos

Praça Francisco Alves de Siqueira Junior, 111