Prefeitura pede apoio da população para não descartar lixos e entulhos de forma irregular.

Ações tem o objetivo de manter bairros mais limpos e coibir descarte irregular de lixos e entulhos.

Através da Secretaria de Serviços Públicos e Transportes, a Prefeitura de Jarinu, tem realizado limpezas constantes em diversos pontos que estão sendo utilizados para descarte irregular de materiais de construção, lixos, móveis residenciais e eletrodomésticos. A Secretaria tem feito à limpeza, mas alerta que o descarte irregular é crime e prevê multa ao infrator.

“Nossa equipe tem trabalhado constantemente para coibir esse tipo de descarte. Recebemos inúmeras denúncias e sempre estamos atuando nos locais com limpeza, colocação de placas, cercas e aterramento quando é preciso, porém percebemos que eles retornam e jogam o lixo novamente, com isso voltamos, fazemos a limpeza, e acabamos por atrasar a limpeza em outro ponto da cidade. ”, informa o secretário de Serviços Públicos, Beto Bêgo.

O descarte irregular de lixo, além de deixar o ambiente com uma aparência ruim, serve de criadouro para o mosquito transmissor do vírus da Dengue, aparecimento de escorpiões e outros insetos, além do mau cheiro que fica no local. “Temos que conscientizar que os locais públicos não são para descarte de material, mas sempre que fazemos a limpeza, em menos de 24 horas aparecem mais entulhos no mesmo local. É questão de cidadania e educação com o meio ambiente”, ressaltou Beto Bêgo.

É importante esclarecer que a Secretaria de Serviços Públicos não recolhe entulhos de construção civil, obras em geral de propriedades particulares, nem eletrodomésticos, neste caso o morador deve contratar um serviço particular de caçamba junto às empresas devidamente credenciadas. A Prefeitura cabe à limpeza e coleta de lixo, roçada, varrição, por isso é importante que todos colaborem com a manutenção da limpeza urbana, proporcionando um menor índice de aparecimento de animais peçonhentos, além de garantir uma vida mais saudável a todos. Uma cidade mais limpa fica agradável para todos.