Procon Jarinu divulga ferramenta que poucos conhecem

Site “Consumidor” esta à disposição de todos

Uma ferramenta em que poucos consumidores conhece, mas que vai ajudar na hora de fazer reclamações contra empresa e serviços.

O consumidor poderá fazer a reclamação pela internet, através do site criado pela Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor em parceria com o Procon.

De acordo com o coordenador do Procon de Jarinu,  o atendimento realizado por meio do “Consumidor.gov.br” ocorre da seguinte forma.

Primeiro, o consumidor deve verificar se a empresa contra a qual quer reclamar está cadastrada no sistema. O consumidor registra sua reclamação no site e, a partir daí, inicia-se a contagem do prazo para manifestação da empresa. Durante esse prazo, a empresa tem a oportunidade de interagir com o consumidor antes da postagem de sua resposta final.

Após a manifestação da empresa, é garantida ao consumidor a chance de comentar a resposta recebida, classificar a demanda como Resolvida ou Não Resolvida, e ainda indicar seu nível de satisfação com o atendimento recebido.

O prazo de respostas das empresas é de 10 dias, mas  poderá  responder antes, caso não ocorra a resposta, o consumidor deverá comparecer ao Procon nos informar ocorrência, vamos tratar a empresa de forma diferente.

O cadastro é muito simples, os dados pessoais, o site é seguro de confiança, apenas a Secretaria Nacional do Consumidor poderá estar acessando esses dados.

Importante

O serviço disponibilizado na plataforma não se confunde com o atendimento tradicional prestado pelos Procons. O Consumidor.gov.br consiste em uma alternativa para o consumidor resolver seu problema diretamente com as empresas cadastradas. Ele não substitui o serviço prestado pelos Órgãos de Defesa do Consumidor, que continuam atendendo os consumidores por meio de seus canais tradicionais de atendimento.